Expo Ipira já se consolida na 1ª edição

Evento superou todas as expectativas da Comissão Organizadora

Em 3 dias de atrações totalmente ecléticas e selecionadas para agradar a todos os públicos da 1ª Expo Ipira, os organizadores comemoraram o sucesso absoluto alcançado no evento, que teve a abertura dos portões na sexta-feira (27), com o 7º Festipira, Festival de Danças realizado todos os anos no Município, e que, nesse foi levado ao Parque de Exposições “Caminhos da Integração” em Linha Capelinha onde foi realizada toda a programação da Expo.

No Festipira, mais de 20 grupos dos Municípios de Itá, Ipira e Alto Bela Vista realizaram apresentações e a concentração em massa do público na noite já demonstrava a magnitude e dimensão que teria a Expo Ipira. Logo após o Festival, nem mesmo a chuva atrapalhou o espetáculo com a dupla Ataíde e Alexandre que concentrou mais de 3 mil pessoas na arena de shows.

No Sábado (28), as pessoas já se concentravam desde muito cedo no Parque para a abertura oficial da feira com a presença de diversas autoridades, que foram recepcionadas pelos anfitriões das festividades, Prefeito Emerson Ari Reichert e Vice, Adilson Alfredo Schwingel. Presenças marcantes do Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Moacir Sopelsa, Deputados Estaduais, Neodi Saretta, César Valduga e Gabriel Ribeiro, Prefeita de Arabutã, Leani Kapp Schmitt, Prefeito de Presidente Castello Branco, Ademir Domingos Miotto, Prefeitos da região do Integrar que é um Programa de Desenvolvimento Sócio Econômico com um roteiro turístico consolidado e é composto pelos Municípios de Alto Bela Vista, Cátia Tessmann Reichert, Peritiba, Neusa Klein Maraschini e Piratuba, Olmir Paulinho Benjamini, representante do grande parceiro do Município de Ipira, Consórcio Machadinho e Engie Energia, Luiz Paulo Mafioletti, representante do Sebrae, Léia Macedo e representantes de Deputados Federais, Pedro Uczai e Valdir Colatto.

Em um discurso breve, porém com muita objetividade, o Prefeito Emerson falou do sucesso que o evento atingiu, enaltecendo o trabalho de uma equipe séria e comprometida com o progresso de Ipira. “Obrigado a cada um de vocês aqui, sem dúvida todos são muito importantes para Ipira, pois tenho a absoluta certeza que cada um fez o melhor com muita dedicação e carinho. Agradecimento especial a todos os envolvidos, principalmente aos expositores que acreditaram no potencial de Ipira”, pontuou o Prefeito.

A festividade do sábado se estendeu durante todo o dia, com oficinas de Agricultura, para fomentar ainda mais a atividade leiteira, a qual movimenta grande parte da arrecadação de Ipira que tem sua economia baseada essencialmente na agricultura, pois representa hoje aproximadamente 85% da movimentação econômica do Município, merecendo todo o apoio. Enquanto as Bandas de Rock Porão animavam no palco alternativo, também estava sendo realizada a 6ª Mostra da Terneira, com julgamento de animais das raças Jersey e Holandesa, nas categorias terneira e novilha, de produção dos agricultores do próprio Município. O 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria receberam um prêmio considerável em dinheiro e os demais, como incentivo, um de participação. A realização desse evento contou com a parceria da Tirol, Copérdia, Agropecuária Ipê e Valcarenghi Materiais de Construções. As 21h, Diego e Gabriel fizeram a festa no palco principal e logo após, a arena de shows ficou lotada a espera do show nacional com Zé Felipe que marcou a noite.

No domingo (29), como nos demais dias, não poderia ser diferente, pois muitas atrações já estavam reservadas. Presença marcante durante a manhã do dia 29 foi a ilustre visita do Deputado Federal, Pedro Uczai, que constantemente se faz presente no Município e que em muito tem contribuído com Ipira, nas mais diversas áreas. Na parte da tarde, foi à vez da criançada fazer a festa, cantando e dançando enlouquecidos com a Patrulha Canina e Turma da Disney. Além dessa atração, os pequenos também tiveram a disposição um parque infantil com diversos brinquedos para desfrutar em comemoração ao Dia da Criança e que a Administração Municipal optou por realizar nesse momento.

A Banda Radyola cantando sucessos clássicos do Rock dos anos 80, também foi uma grande atração da tarde. Em seguida, preservando e valorizando nossas raízes, foi à vez do Ipirense, Simão Wolf dar um show magnifico de violino, que deixou os presentes deslumbrados. Para finalizar, cultivando a tradição gaúcha do sul do Brasil, os 4 Gaudérios encerraram as programações da 1ª Expo Ipira com chave de ouro.

“A feira foi um sucesso, superou todas as expectativas, pois o evento reuniu em um espaço amplo, atrações tão diversificadas e que agradaram a todos os públicos, como, por exemplo, shows nacionais e regionais e show kids. Além disso, os visitantes puderam apreciar produtos e serviços de 108 expositores que trouxeram veículos leves e pesados, máquinas e equipamentos agrícolas, flores, artesanatos, móveis, vestuário, entre outros”, afirma o Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio, Oladimir Odi Rese.

“Nosso objetivo principal não se resume apenas na grandiosidade de público que participou ativamente, nem na excelente grade de shows que, diga-se de passagem, foi cautelosamente selecionada para agradar a todas as faixas etárias, ou na organização da festa, mas principalmente nos bons resultados que todos os expositores que trouxeram seus produtos e serviços atingiram, pois quando planejamos a nossa Expo, pensamos no futuro, para propiciar o desenvolvimento econômico não só do Município de Ipira, mas também de toda a região”, pontua satisfeito o Prefeito Emerson.

Ainda, conforme diversos relatos e alguns questionários aplicados pela Comissão Organizadora ao final dos três dias de evento, a festa disponibilizou uma mega estrutura, que propiciou conforto e segurança a todos os visitantes.