Ipira conquista 1º lugar com Projeto “Alegria e Movimento”

As Equipes da ESF e NASF do município de Ipira participaram do 4º Encontro Macrorregional do Meio Oeste da Estratégia Saúde da Família, em Joaçaba, no dia 23 de Outubro. O objetivo do encontro é o fortalecimento da Política Nacional de Atenção Básica e a promoção da melhoria da Atenção Primária à Saúde, identificando, divulgando e premiando as experiências que fortalecem e qualificam essas iniciativas na região.

Dos 16 trabalhos apresentados apenas 3 foram classificados para serem  apresentados no VI Encontro Estadual da Saúde da Família de Santa Catarina que será realizado de 04 a 06 de novembro em Florianópolis.

Com o Projeto “Alegria e Movimento”, desenvolvido pelos profissionais, Agente Comunitária de Saúde de Ipira da ESF II responsável pela micro área 07 que compreende as comunidades de Linha Filadélfia e Mambuca, Enir Janete Zimmer, Fisioterapeuta Fabiano Fuzinatto e Técnica de Enfermagem, Rosangela Borsatti, Ipira conquistou o primeiro lugar na macrorregião e irá receber R$ 10.000,00 repassados fundo a fundo, além de todas as despesas custeadas (transporte, alimentação e hospedagem) pela GEABS/SES, para participar em Florianópolis.

O projeto teve seu início em março de 2013 e é realizado quinzenalmente no período da manhã na comunidade de Filadélfia. Os participantes são monitorados e acompanhados pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS), Fisioterapeuta do NASF e Técnica de enfermagem.

Através do projeto, um grupo de aproximadamente 35 pessoas pratica exercícios de caminhada orientada e danças do folclore germânico, brasileiro e sênior. A intenção é reduzir o nível de stress e ansiedade, promovendo um envelhecimento saudável, aumentando a auto-estima, diminuindo as dores musculares e articulares, exercitando, memória, equilíbrio e concentração, melhorando a flexibilidade e resistência física e incentivar a integração social.

Para a coordenadora Daniella Tofolo, apesar de pouco tempo de realização do projeto, já podemos observar alguns resultados positivos de acordo com depoimentos dos participantes, como, aumento da autoestima, redução dos níveis de dor, sensação de bem estar e maior integração entre os participantes.

De acordo com a Secretária de Saúde e Promoção Social, ISABEL Cristina Koch, o Município de Ipira ter alcançado o 1º lugar nesse encontro comprova que a atenção básica está desenvolvendo um trabalho de qualidade, que envolve pessoas das comunidades do interior para a prática de atividades físicas, lazer e um estilo de vida ainda melhor. “Parabenizo os profissionais responsáveis e agradeço a todos os participantes da comunidade de Filadélfia e arredores por fazer parte do Projeto “Alegria e Movimento”, pois nossos trabalhos são um sucesso, graças à participação e colaboração da nossa população Ipirense”, enfatizou a Secretária Isabel.