Contação de Histórias é trabalhada nas Escolas Ipirenses

Projeto “Senta que lá vem história” estimula imaginação dos alunos

 Ler, contar ou recontar uma história, imaginar ser príncipe ou princesa, se divertir sendo o lobo mau, ou até mesmo a bruxa, toda criança já fez isso. As histórias fazem isso, instigam a curiosidade das crianças, elevando a capacidade de imaginar, fantasiar um mundo que talvez não exista, mas que possa ser o mundo onde elas gostariam de ir ou viver.

Na Educação Infantil pode-se brincar com a imaginação das crianças, dando asas a fantasia. Incentivando elas a ser o que quiserem, nem que seja por alguns minutos, já vale.  E os professores da Educação Infantil em Ipira buscam cada vez mais incentivar o voo imaginário dessas crianças.

Sabendo o quão importante é para o desenvolvimento infantil, educadores buscam resgatar a contação de história, com o intuito de atrair ainda mais a atenção dos alunos, utilizando diferentes recursos pedagógicos, como por exemplo, a história contada no guarda-chuva, um recurso que atrai muito a atenção dos alunos, onde no decorrer da história você vai virando o guarda-chuva e o cenário vai mudando. Histórias feitas de feltro, também atraem os alunos, eles gostam muito de estar manuseando os personagens, recontando à história a maneira deles, o que é muito importante para o desenvolvimento da linguagem.

“Cada educador tem seu jeito e o seu recurso para contar histórias e todas elas são importantes, desde que o objetivo seja incentivar nossos alunos a pensarem, incentivar a imaginação. Nas aulas de Projetos e Oficinas, nas escolas Centro de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho e Escola Infantil Risco e Rabisco eu utilizo muito esses recursos para fazer a contação de histórias, eu adoro montar e contar as histórias e os alunos gostam muito de ouvir e brincando recontam as histórias, enfatiza a Coordenadora do Projetos e Oficinas,  Professora Michelly Kaster.