Ipira recebe R$ 40 mil para fomentar a Apicultura no Município

O prefeito Emerson juntamente com o Vice Adilson foram recebidos na última semana junto a Secretaria de Estado da Agricultura através do Secretário Wagner Luiz Bee da ADR de Concordia, onde foi repassado ao Município de Ipira que é o gestor do Integrar conforme convênio 003/2017 entre os Municípios de Alto Bela Vista, Ipira, Peritiba e Piratuba, um repasse no valor de R$ 40.000,00, para adquirir equipamentos para uso dos apicultores no âmbito do território do Integrar com a finalidade de estruturar os apicultores do Intermel com equipamentos mínimos necessários para dar sustentabilidade de produção.

A apicultura é uma das mais antigas atividades do mundo e ainda pouca explorada na região. Com o objetivo de melhorar a produção e aumentar a oferta do produto no mercado local e regional que alguns apicultores dos Municípios de Alto Bela Vista, Ipira e Peritiba formaram uma associação que atualmente possui 20 apicultores, estruturada e que vem buscando o aperfeiçoamento técnico para o melhoramento da produção de mel na região. Piratuba, que passou a participar do Integrar em 2017 está em fase de inserção de produtores na associação.

“É importante destacar que se registrou um aumento de produção de mel neste grupo com pequenas ações como a organização e a capacitação dos envolvidos. Foi registrada em 2015 a produção de aproximadamente 6.740 Kg/mel/ano para 13.450 Kg/mel/ano no início de 2017, mas para manter e ampliar a produtividade de mel é necessário realizar investimentos em capacitação, equipamentos e materiais, pois assim será possível disponibilizar condições de infraestrutura para os apicultores, podendo manter e ampliar a produtividade uma vez que os apicultores estão sendo capacitados através de consultoria via SEBRAE, daí a importância dessas parcerias, a exemplo da ADR de Concórdia”, frisou a Coordenadora do Integrar, Irmgard Maristela Strauss.