Saúde Ipirense beneficia 15 pacientes com cirurgia de cataratas

O Município de Ipira tem buscado a cada dia atender a demanda que vem surgindo na área da Saúde, seja na parte de promoção e prevenção em saúde, quanto na de tratamentos especializados e cirurgias. Mas para suprir essa demanda, Ipira aderiu à campanha realizada em todas as unidades de saúde do Estado que fazem parte do mutirão, realizada de novembro de 2017 a janeiro de 2018, onde serão investidos mais de R$ 6 milhões em cerca de seis mil cirurgias.

Na última semana, foram realizadas 19 cirurgias de cataratas, beneficiando 15 pacientes que se encontravam em lista de espera no Município. Os pacientes foram encaminhados ao Hospital Maicé de Caçador que está preparado para o mutirão de cirurgias de catarata, realizado de 9 a 14 de dezembro.

Além do procedimento ser totalmente gratuito, as pessoas têm direito à consulta pré-operatória, exames, cirurgia e colírios. Ainda, a Secretaria disponibilizou o transporte compatível para que os pacientes pudessem ir bem acomodados.

No hospital, são atendidos pacientes de 58 municípios das ADRs de Caçador, Campos Novos, Concórdia, Curitibanos, Joaçaba, Lages e Videira.

Conforme explica, o Secretário de Saúde e Promoção Social, Marcelo Minks, alguns destes pacientes já estavam aguardando na fila de espera por aproximadamente nove meses e com perspectivas de esperar por mais algum tempo para a realização do procedimento e graças a este mutirão conseguimos eliminar nossa fila. Só neste ano o município conseguiu encaminhar 28 cirurgias.