Projeto “Arte de Cozinhar” colhe excelentes resultados

Foi realizada na última quarta-feira (13), a entrega dos uniformes aos alunos do Projeto “Arte de Cozinhar”, que envolve hoje 49 crianças, adolescentes e jovens de 10 a 18 anos do Município de Ipira. Além disso, os presentes puderam degustar deliciosos pratos preparados pelos alunos. Os uniformes foram doados pelo Consórcio Machadinho.

O curso foi desenvolvido com o objetivo de despertar o gosto e as habilidades na arte de cozinhar, visando instigar futuros empreendedores na área. Mas, além disso, um dos principais objetivos é o de desenvolver hábitos alimentares saudáveis, através do consumo de alimentos produzidos na Agricultura Familiar local, facilitando o acesso à prática e à cultura da alimentação, dando ênfase á comidas saudáveis e equilibradas, além de preparar os alunos para o mercado de trabalho e principalmente como potenciais empreendedores na área de alimentos.

Conforme explica a Coordenadora de Projetos de Ipira, que também atua nos Municípios do Integrar, Irmgard Maristela Strauss, a ideia surgiu para despertar empreendedores na área gastronômica no município, com o objetivo de incentivar a profissionalização na área e de atender uma demanda local por profissionais.

A execução está sendo viabilizada pelo Município, através das Profissionais, Mari Lúcia Lissa Dal Prá, Extensionista da Epagri e Rosana Batistelli, Nutricionista do Município em parceria com as empresas Engie Brasil e Consórcio Machadinho, que também já foram parceiras em doutros Projetos executados por pelo Município.

O projeto iniciou suas atividades no dia 24 de março desse ano, com a realização de visitas técnicas nas agroindústrias e propriedades familiares do Município, onde os alunos conheceram e trocaram conhecimento quanto à forma de produção dos produtos e matérias primas utilizada na execução das oficinas de gastronomia.

Para o Prefeito Emerson, o projeto é de grande relevância e merece atenção especial. “Temos recurso para continuar bancando as aulas desse projeto que é inovador e nosso objetivo é que ele se estenda até Abril de 2018”, finaliza o Prefeito.