Programações de KERB reúnem diversas atrações em Ipira

Evento será realizado de 26 de Janeiro a 03 de Fevereiro para agradar a todos os públicos

A contribuição do imigrante germânico para o enriquecimento do folclore foi muito preciosa. Entre as práticas que tiveram larga repercussão na região colonial e que constitui o principal motivo de reunião e divertimento, a par da cultuação da tradição cara, destaca-se o KERB, que tem suas origens da “kirchweihe” ou “kirchweihfest”, que na Alemanha se festejava por ocasião do aniversário da igreja Evangélica e que Ipira mantem até os dias atuais.

Realizado sempre no último final de semana do mês de janeiro, o KERB de Ipira é organizado pela Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil com o apoio da Administração Municipal, Diretoria do Clube Aliança e Sport Club Nacional.

Escolha das soberanas, bailes, jantar típico, desfile e festas abertas ao público são algumas das atrações que o Kerb oferece. O clima de festa toma conta da cidade com muitos enfeites pela Avenida Central, casas e locais dos eventos. As soberanas recebem os visitantes, cantando e dançando ao som das tradicionais marchinhas. Mantendo fortemente as tradições de antigamente, o KERB de Ipira é consagrado uma das festas germânicas mais autênticas da região. E para não ficar de fora dessa grandiosa festança, confira a programação completa do 98º Kerb que inicia no dia 26.01 e se estende até o dia 03.02:

26/01/18 –Sexta Feira

19h30 – Culto Festivo

20h30- Retreta Musical

21h – Jantar Típico

22h30 – Escolha Rainha e Princesas

23h – Sangria 1ªº Barril de Chopp

Animação: Musical Atração

27/01/18 Sábado

42º Encontro dos Ex-Atletas Sport Club Nacional

8h –  Grenal

9h – Recepção dos Ex Atletas

10h – Amistoso dos Ex Atletas

13h – Almoço (vedas antecipadas- (35580690/ 35580750)

14h – Matine

Baile de Kerb

22h – La Montanara

Perola Negra

Local: Centro de Eventos Igreja Evangélica- IECLB.

Uma tradição forte e que é mantida até os dias atuais é a famosa passeata ou carreata de KERB, onde guiados pela Banda de música percorrem Ruas até o local onde se concentram grande parte da população e inicia a festa. Outro marco importante é que o KERB era a principal ocasião em que amigos e parentes que moravam mais longe, podiam se visitar daí um dos principais motivos das festas de KERB durarem tantos dias.

A polonaise dança originalmente polonesa, refinada pelos músicos das cortes europeias, para ser utilizadas em festas e bailes da nobreza, foi trazida pelos imigrantes alemães e somente era dançada em eventos especiais, para abertura do baile. Um casal com experiência dirigia a polonaise e usando da criatividade poderiam introduzir evoluções a dança. Tudo foi sendo incrementado, mas sem desobedecer à ordem original do KERB, mantendo viva e a cada ano mais forte suas tradições.