Saúde Ipirense aposta na Auriculoterapia

Sabemos que mesmo com todo o conhecimento acerca dos malefícios do tabagismo, muitas pessoas continuam fumando. Muitos são os esforços em promover a conscientização em saúde. Existem várias terapias que auxiliam o fumante a abandonar o vício, entre elas as terapias integrativas e complementares em saúde (PICS).

A auriculoterapia é uma prática terapêutica que pertence à medicina tradicional chinesa e tem se destacado como uma importante ferramenta no combate a diversas patologias, uma vez que utiliza a estimulação de pontos do pavilhão auricular (orelha) – através da fixação de sementes de mostarda, proporcionando modificações nos padrões funcionais do organismo, auxiliando assim na melhora da qualidade de vida dos indivíduos.

O Programa Nacional de Controle ao Tabagismo tem atuado no Município de Ipira desde 2017 e neste ano, conta com a utilização da técnica da auriculoterapia, a qual está associada ao tratamento convencional já oferecido por Ipira. O objetivo da auriculoterapia no grupo é minimizar os efeitos da cessação do tabagismo, proporcionando melhor efetividade do tratamento.