Ipirense de 90 anos é um dos beneficiados com cirurgia de cataratas pelo SUS

Com mais 32 pacientes atendidos, Secretaria de Saúde zera a fila de espera no Município.

Ao conversar com João Anatalino de Mello, 90 anos, residente há mais de 25 em Ipira, é impossivel não se deixar contagiar pela alegria e satisfação que tomam conta de seu rosto, pois apesar da idade, ele conserva uma lucidez invejável. O quase centenário é um dos 33 pacientes de Ipira que relata com muita emoção, apesar da idade já bastante avançada, teve a honra de ser um dos contemplados pelo SUS, com a cirurgia de cataratas.

Com uma demanda considerável para realizar esse procedimento, a Administração de Ipira através da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, esteve desde janeiro realizando todos os encaminhamentos necessários para suprir a demanda. Na última semana, João Anatalino juntamente com mais 32 pacientes foram levados até o Hospital Maicé de Caçador, onde realizaram a cirurgia totalmente gratuita, inclusive 18 realizaram dos dois olhos, totalizando 49 procedimentos, zerando a fila de espera no município.

O paciente que fez a facoemulsificação nos dois olhos relata estar se sentido muito bem. “Eu estou muito feliz, pois não enxergava quase mais nada e agora já estou vendo bem melhor. Fui muito bem atendido por todos, agradeço a Enfermeira Rosane Koch que nos acompanhou, ao motorista, toda a equipe de Saúde, minha filha Clari que foi comigo e principalmente ao Secretário de Saúde, Marcelo Minks por se dedicar tanto pela saúde de Ipira, pois eu ja estava com a cirugia marcada particular, mas custaria bem caro e graças a ele, que encaminhou tudo pelo SUS, não precisei gastar, foi tudo gratuito. ‘Estou me sentindo até mais leve’, brinca João com um sorriso alegre e de satisfação”.

Além de o procedimento ser totalmente gratuito, as pessoas têm direito à consulta pré-operatória, exames, colírios e óculos. A Secretaria disponibilizou ainda, um transporte confortável para que os pacientes pudessem ir bem acomodados.

Conforme explica o Secretário de Saúde e Assistência Social, Marcelo Minks, em dezembro de 2017, também no Hospital de Caçador, 19 cirurgias já haviam sido realizadas, beneficiando 15 pacientes que estavam aguardando na fila de espera há mais de dez meses. “Em apenas sete meses conseguimos atender uma necessidade antiga de vários cidadãos Ipirenses, realizando 68 procedimentos, suprindo totalmente a demanda de nossa Secretaria. Além de oportunizar melhoria na qualidade de vida dessas pessoas, principalmente dos nossos idosos, o mais importante é poder ver a alegria dos pacientes se sentindo bem e realizados, oferecendo qualidade visual, isso com certeza não tem preço, o que é extremamente gratificante, pois nosso objetivo é executar ações que venham a beneficiar toda nossa população”, afirma satisfeito o Secretário Marcelo.