Saúde Ipirense realiza encontro de Gestantes em Comemoração a Semana Mundial de Amamentação

Evento faz parte do Programa “Pequeno Ipirense”

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Ipira tem procurado oferecer serviços que melhorem a qualidade de vida de todos os cidadãos, principalmente das futuras mamães e os bebês. Para isso, em comemoração a Semana Mundial da Amamentação, realizou na última segunda-feira (06.08), mais um encontro com as gestantes do Município.

O evento aconteceu nas dependências da Academia de Saúde que foi carinhosamente decorada para receber as futuras mamães, com o objetivo de       reforçar a importância das mamães amamentar seus filhos pelo menos até os 6 meses de vida, não dando a criança nenhum outro alimento ou bebida. Além disso, a criança também pode ser amamentada até os 2 anos, por isso, mães com licenças de quatro meses têm o direito garantido por lei de serem dispensadas do trabalho para amamentarem por mais dois meses.

Durante o encontro, as gestantes tiveram a oportunidade de estar recebendo informações de extrema importância repassadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Piratuba, através do Soldado Álvaro Bresolin de Vargas, que prontamente atendeu ao convite da Secretaria de Saúde e falou sobre questões de extrema importância como os primeiros socorros no caso de engasgamento, principalmente no aleitamento materno, onde acontecem casos mais frequentes. Ainda na oportunidade, o Soldado também abordou sobre a manobra de heimlich, que é o procedimento utilizado com relação a crianças e adultos no caso de engasgamento.

Além disso, alguns profissionais da equipe de Saúde, também estiveram trabalhando sobre diversos temas de grande relevância para as gestantes.

Ao final, como forma de agradecimento, o Secretário de Saúde, Marcelo Minks fez a entrega de uma lembrança ao Soldado.

“Em virtude do Município de Ipira participar da rede cegonha que preconiza a participação em grupo de gestantes para orientações e troca de informações entre elas mesmas e com os profissionais, onde saem do ambiente profissional que é a consulta individual e interagem com as demais futuras mamães, essas trocas de experiências são de extrema importância,” afirma o Secretário Municipal de Saúde e Assistência Social, Marcelo Minks.