Noite das Lanternas em Ipira conta com show Nacional

Evento acontece no dia 30 de Novembro

A Noite das Lanternas é um evento promovido pela Administração de Ipira, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio, dando abertura às programações natalinas no Município. O evento que chega a 20ª edição será realizado no dia 30 de novembro com diversas atrações.

A programação já inicia a partir das 16h no Ginásio Municipal de Esportes com o 5º Encontro de Etnias que reúne vários grupos de danças de diversas cidades. Logo após o tradicional jantar será servido no Campo Municipal às 19h. A partir das 21h30min acontece o tradicional desfile na Rua 15 de Agosto com participação das Bandas de Ipira, Peritiba, Alto Bela Vista e Xanxere, às 22h, show pirotécnico em Frente à Prefeitura e às 23h, show Nacional com Anjo do Hanngar na Praça Geraldo Clemente Dieckmann.

Saiba como aconteceu à criação do evento:

A Noite das Lanternas que surgiu de uma lenda da cultura germânica, nos conta sobre um casal que não podia ter filhos. No entanto a fé os levou a fazerem uma promessa, se tivessem um filho saudável, o mesmo se tornaria Padre. O pedido foi atendido, tiveram o filho. Com o passar dos anos a promessa permaneceu, mas o filho não aceitava que sua família decidisse seu futuro e quando realmente se deparou com a situação de ir para o seminário, o mesmo fugiu de casa, contestando a decisão de seus pais.

A família diante da atitude do filho começou a procurá-lo, mas não encontraram. Ao anoitecer pediram ajuda aos vizinhos e amigos para procurá-lo com suas lanternas. As horas foram se passando e de repente para alegria de todos, o encontraram no meio da mata, todo encolhido e cheio de medo.

Foi então, que corajosamente aos prantos, falou para seus pais que não queria estudar no seminário. Seus pais divididos entre a promessa e a vontade de seu filho, foram então conversar com um Padre.

Após uma longa conversa, o Padre absolveu o menino, mas ficou o compromisso de que toda a família teria que realizar uma caminhada religiosa com as lanternas no mesmo período. Assim iniciaram com as atividades de caminhada das lanternas.

Com este propósito o HUNSRÜCKER VOLKSTANZGRUPPE AUS IPIRA em 1993 iniciou a Noite das Lanternas, como abertura de Natal na cidade de Ipira.

Confira a programação completa:

15h30min – Recepção aos Grupos de danças (Ginásio de Esportes)

16h – Abertura Oficial e Inicio das Apresentações

19h – Jantar (Campo Municipal) Lembrete: trazer pratos e talheres

21h30min – Desfile  com participação das Bandas Ipira, Peritiba, Alto Bela Vista e Xanxere (Rua 15 de Agosto)

22h – Show Pirotécnico (em Frente à Prefeitura)

23h – Show Nacional com Anjo do Hanngar (Praça Geraldo Clemente Dieckmann).