Secretaria de Saúde capacita Agentes Comunitários

A orientação é uma das formas mais eficazes para se disseminar as informações de uma maneira rápida e eficiente. Baseado nisso, a Secretaria de Saúde e Assistência Social com o objetivo de levar conhecimento ao maior número de pessoas possível, realizou na última semana, uma capacitação aos Agentes Comunitários de Saúde. Na oportunidade, a Veterinária do ICASA, Taiza Jucela Chiavini Américo Ribeiro, repassou informações sobre a Tuberculose Bovina e a Cisticercose, ressaltando sobre quais são os principais métodos de prevenção para que essas doenças não se proliferem. A Enfermeira Rosane trabalhou sobre a importante Campanha do Outubro Rosa, que tem por objetivo prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de colo de útero e mamas. Rosane relatou que a campanha será realizada todos os dias na Unidade Básica de Saúde da sede, das 07h30min às 11h e das 13h às 16h30min, no Bairro dos Estudantes, nas segundas, quintas e sextas-feira no período da manhã e no Posto em Linha Filadélfia nas terças-feira o dia todo.

No dia 17.10, será realizada junto ao Espaço Cultural uma atividade educativa com uma Enfermeira da Unimed de Concórdia, a partir das 13h30min, sendo que nesse dia não haverá coleta no período da tarde.

No sábado (20), acontece o dia D, tanto na Unidade da sede quanto no Bairro. A Secretaria ressalta que para a realização da coleta do preventivo é necessário RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência e a última mamografia.

Ainda na oportunidade, a Odontóloga Ângela falou sobre a Campanha de Prevenção e Detecção de Câncer Bucal, que acontecerá de 15.10 a 15.11, junto as Unidades Básicas de Saúde. A Dentista ressaltou que o fumo, álcool, alimentos, má higiene bucal, radiações e fatores genéticos, são alguns dos fatores que podem provocar o aparecimento do câncer bucal, daí a importância de realizar o exame.