25ª Noite das Lanternas dá início à programação natalina em Ipira

A cidade decorada com luzes, anjos, lanternas e arranjos natalinos, anuncia o encanto e a magia do Natal. As famílias enfeitando as casas esperam pela chegada do bom velhinho, é tempo de refletir sobre tudo que passou, mas também de planejar para que o próximo ano seja ainda mais promissor.

Em clima de grande alegria, a Administração de Ipira, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio estará promovendo no dia 24 de novembro, a 25ª Noite das Lanternas, evento que dá início as programações natalinas no Município. A Noite das Lanternas faz parte do Caminho Estrelado do Integrar, do qual são integrados os municípios de Alto Bela Vista, Ipira, Peritiba e Piratuba.

A programação inicia a partir das 19h com o Café “Sabores de Ipira” no Restaurante da Casa Colonial. As 21h30min concentração para o tradicional desfile das Lanternas, que reúne grupos de danças e folclóricos que desfilam pela Rua 15 de Agosto. Os participantes também carregam lanternas que abrilhantam a noite enquanto a iluminação pública é desligada. No decorrer do desfile, bandas fazem o acompanhamento musical.  Em frente à Prefeitura, a emoção toma conta, com o show pirotécnico e ascendimento de uma cascata indoor, deixando o prédio totalmente iluminado.

Ao final, o destino é a Praça Geraldo Clemente Dieckmann, onde a partir das 23h, encerrando a programação da noite com chave de ouro, show com a Banda os Atuais.

Para o secretário de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio, Oladimir Odi Rese, o evento mantém viva a cultura e tradição da cidade todos os anos, mas sempre com inovações, se consolidando na região e no estado como uma das principais manifestações germânicas. “É preciso manter viva nossa tradição, repassando as crianças e jovens essa festa tradicional e que conta com muitos esforços para ocorrer”, pontua.

Saiba como surgiu o evento

O evento foi realizado pela primeira vez no ano de 1993, por iniciativa do Hunsrücker Volkstanzgruppe – Ipira. Uma tradição germânica que veio de uma lenda, onde contava a história de uma família muito religiosa tinha um filho único e queria torná-lo padre. O garoto era contrário à ideia. Por isso ele fugiu de casa e acabou se perdendo na mata. Preocupados, familiares e vizinhos se reuniram e foram com suas lanternas à procura do rapaz, sendo encontrado horas depois. Com o passar dos anos a prática se repetiu no mesmo período, o que acabou por se tornar tradição.

Ainda, no dia 02 de dezembro, também fazendo parte das programações Natalinas do Município de Ipira, acontece a partir das 19h, o “Natal em Filadélfia”, com a Feira do Artesanato e Gastronomia e apresentações culturais, em frente à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

No dia 16 de Dezembro, às 21h na Praça Geraldo Clemente Dieckmann, encenação do teatro Caminho Estrelado e logo após chegada do Papai Noel.