Integrar realiza aula inaugural do Tecer Moda

O Integrar tem comprovado estreitar laços com um mesmo objetivo, gerar grandes resultados. Prova disso é a parceria existente entre quatro Municípios que compõe o Integrar, Alto Bela Vista, Ipira, Peritiba e Piratuba, que trabalham unidos para que o desenvolvimento aconteça no coletivo.

Diversos eventos já foram realizados em parceria e comprovado grande sucesso. Na última sexta-feira (09.11), o Integrar realizou a aula inaugural do Tecer Moda, um curso voltado à arte da moda com ênfase em Empreendedorismo, que será ministrado pela UNOESC- Campus de Joaçaba.

A arte do vestuário foi trazida por nossos descentes imigrantes alemães e italianos, em especial as mulheres, que se instalaram no território do Integrar. Nossas bisavós e avós tinham em algum cômodo da casa uma máquina de costura, onde mesmo sem técnicas criavam, desenvolviam e consertavam as roupas de toda a família. Baseado nisso, mas com foco de ampliar, o objetivo do curso vai muito além de aprender costurar, terá foco para proporcionar conhecimentos, despertar sonhos, empoderar pessoas e principalmente gerar novos empreendimentos no Integrar. Além disso, mesclar os valores culturais deixados pelos antepassados, com o espírito empreendedor adormecido para promover o desenvolvimento econômico local.

A Diretora da Agência de Inovação e Relações Institucionais da Unoesc, a Professora Jéssica Romeiro Mota, que na noite representou o Reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc, Aristides Cimadon, falou da importância do Empreendedorismo na área da moda e design.

Ela enfatizou que o curso não quer capacitar empregados e sim formar empreendedor para os municípios do Integrar. Afirmou ainda que os prefeitos do Integrar estão de parabéns por ofertar oportunidade de inovação, que são essas iniciativas que promovem o desenvolvimento.