Mais de 200 pessoas são atendidas na Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal em Ipira

Sabendo que a prevenção sempre é o melhor tratamento, a Secretaria de Saúde e Assistência Social de Ipira realizou de 15.10 até 14.11 a Campanha de Prevenção e Detecção ao Câncer Bucal, visando transmitir informações para que a população saiba quais os principais métodos com relação à prevenção dessa doença que infelizmente atinge hoje grande parte da população. A campanha foi destinada a pessoas com 40 anos ou mais, pois entende- se que essa é a faixa etária mais vulnerável a essa patologia, mas isso não quer dizer que pessoas mais jovens também não possam aderir à doença, por isso todos os cuidados são de extrema importância.

Conforme relatos da equipe de Odontologia da UBS, Natália Radel e Jaqueline Felipon que realizaram os 225 procedimentos, os cuidados devem ser mantidos em qualquer faixa etária, pois os principais fatores de risco para o câncer bucal são: ingestão crônica de bebidas alcoólicas, o uso de tabaco e exposição prolongada à radiação solar.

O Secretário de Saúde e Assistência Social, Marcelo Minks relatou que a estratégia de realizar a Campanha de 15 de Outubro até 14 de Novembro foi especialmente para poder englobar o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, onde as pessoas já aproveitavam para realizar os dois exames juntos. “Fizemos isso sempre pensando em oferecer maior comodidade a nossos pacientes, para que se sintam bem e ao procurar nossas UBS saiam satisfeitos”, afirmou Marcelo.