Secretaria de Saúde de Ipira realiza mobilização na luta contra o HIV

Em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra o Vírus HIV/AIDS comemorado no dia 01.12, as Enfermeiras da Estratégia Saúde da Família, Diana Potrich e Rosane Koch juntamente com Agentes Comunitários de Saúde estiveram trabalhando durante todo o dia 06.12, com atividades relacionadas à prevenção. Junto ao Bairro dos Estudantes foram realizados diversos testes rápidos. O objetivo principal foi de levar informações sobre a doença e diminuir o preconceito, pois uma das funções primordiais é alertar toda a sociedade sobre essa doença, haja vista que a AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfuro cortantes. Diferentemente do que muitos pensam ser HIV positivo não é o mesmo que ter AIDS.

Ainda conforme estudos, a AIDS é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico encontra-se bem debilitado. Ela não mata por si só. Por causar um grande impacto no sistema imunológico, o paciente fica sujeito a doenças oportunistas, como a pneumonia, que surgem no organismo nesse momento de fraqueza. Assim sendo, não se morre de AIDS, morre-se das complicações geradas pelas doenças oportunistas.

 A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde e é celebrada anualmente desde 1988 no Brasil, um ano após a Assembleia Mundial de Saúde que fixou a data de comemoração.