Município apresenta resultados positivos do Projeto IpiraguaBoa

Lançado no dia 21 de março de 2017, em virtude do Município de Ipira sentir as consequências do desmatamento que aconteceu no século passado, o Projeto da Administração através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com proprietários de áreas rurais, intitulado “Proteção de nascentes e recuperação de áreas de preservação permanentes das áreas de nascentes”, faz parte do Programa IpiraguaBoa, desenvolvido com o objetivo de restabelecer a mata ciliar, recuperando assim as áreas preservação permanente e as nascentes.

A escassez de água foi sentida pelos agricultores no decorrer dos anos, tanto é, que hoje a grande maioria das propriedades do município é atendida por redes comunitárias de água captadas de poços profundos.

Mas essa realidade está mudando com o decorrer do tempo. Até o momento, conforme explica o Engenheiro Agrônomo do Município, Fabio das Costa Silva que acompanha a execução do Projeto das 87 inscrições para melhoria de nascentes, foram cadastradas 63 e já trabalhadas 55 nascentes. “Foi feita a execução de 22 nascentes com Tubo Modelo de Pé e Execução de 10 Nascentes Tubo Modelo Caxambú, totalizando 32 nascentes, ou seja, 2 nascentes a mais do que o proposto no projeto, o que corresponde a 7% superior. Na proposta de recuperação de APP’S, foram recuperadas 23 nascentes, 3 a mais do proposto no projeto (11% superior). Ao todo foram recuperadas 55 nascentes, 5 a mais do que era proposto no projeto inicialmente, superando os 10%. Com relação a realização de 47 Análises de Água, os resultados indicam que ainda não estão estabilizadas, necessitando um período maior de recuperação da APP’S”, explica o Engenheiro.

Com uma área plantada de 3,96 há, ou seja, 0,46 há a mais do proposto no projeto (13% superior), onde foram plantadas 12.000 mudas de árvores de espécies nativas e erva-mate, 2.000 mudas a mais do proposto no projeto (20% superior). A preservação do entorno das Nascentes contribui para um aumento da fauna e flora.

O Projeto conta com a parceria do Consórcio Machadinho e Instituto Alcoa, apoio Técnico do Consórcio Lambari, Comitê do Rio Jacutinga e Epagri e execução da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ipira.