Secretaria de Saúde de Ipira alerta sobre Febre amarela

O município de Ipira está realizando uma mobilização contra a Febre Amarela. A atenção se deu em virtude da Regional de Saúde de Concórdia, emitir um alerta sobre o registro de um caso de Febre amarela no estado do Paraná. É importante lembrar que em razão disso, o cuidado está ainda maior e os estados de Santa Catarina e Rio grande do Sul já estão sendo monitorados para que não apareçam novos casos.

Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, através da equipe da Estratégia da Saúde da Família, ESF 01 E 02, vêm mobilizando a população para que traga seu cartão do SUS e a carteirinha de vacinação para avaliar a necessidade da vacina.

A equipe de imunização vai estar à disposição para atender a população que ainda não esta vacinada contra a Febre Amarela nas segundas e quartas-feiras. Conforme o calendário de vacinação, somente 1 dose da vacina á é suficiente para proteger contra a doença. De acordo com o Ministério da Saúde, todas as pessoas que não possuem a vacina e tiver acima de 60 anos somente poderão receber com atestado médico.

Conforme a Enfermeira Diana, as pessoas que não possuir nenhuma dose da vacina precisam procurar a UBS para imunização, pois a febre Amarela é uma doença infecciosa, transmitida pelo mosquito em especial dos gêneros Aedes e Haemagogus, pois a única forma de evitar a febre amarela silvestre é a vacinação contra a doença.

As manifestações iniciais da doença são: febre alta de início súbito, sensação de mal estar, dor de cabeça, dor muscular, cansaço, calafrios, náuseas e vômitos. Quando a doença evolui para a forma grave, há um aumento da febre, diarreia, reaparecimento dos vômitos, dor abdominal, icterícia (olhos amarelados, semelhante à hepatite), manifestações hemorrágicas (equimoses, sangramentos no nariz e gengivas) e ocorre funcionamento inadequado de órgãos vitais como fígado e rins.