Atividades físicas são oferecidas como melhoria na qualidade de vida em Ipira

Hidroginástica retomou atividades na última terça-feira (26)

 

Sabendo que nos dias atuais, a expectativa de vida tem aumentado significativamente, proporcionar a população, principalmente com idade mais avançada, atividades diferenciadas para que as pessoas envelheçam com saúde tem sido um dos grandes desafios nas últimas décadas para a saúde pública. E em Ipira essa preocupação tem sido constante e da mesma forma.

A expectativa de vida no Município é de 73 anos e embora a velhice não seja sinônimo de doença, com a idade aumenta o risco de comprometimento funcional, perda da qualidade de vida e, não raro, a dependência de outros para a execução das tarefas diárias aumenta. No idoso, a coordenação, o equilíbrio e os reflexos motores diminuem com o avançar da idade.

Para proporcionar uma melhor qualidade de vida a esta faixa populacional, a Secretaria da Saúde e Assistência Social de Ipira implantou o Programa “Viva Vida” Hidroginástica na Melhor Idade, onde uma vez por semana, sempre nas terças-feira um grupo de aproximadamente 40 pessoas formado por homens e mulheres acima de 60 anos se reúne para a prática de hidroginástica com acompanhamento de educador físico na estância hidromineral de Piratuba, com intuito de verificar os benefícios da água termal na qualidade de vida dos idosos do município.

Na última terça-feira (26), o grupo que estava de férias retomou as atividades com toda a energia e quem esteve comandando as atividades nesse primeiro momento foi o Fisioterapeuta, Fabiano Fuzinatto.

 

 Saiba mais sobre os benefícios das águas termais de Piratuba: água mineral bicarbonatada e fluoretada, levemente alcalina, com temperatura em estado natural a 38,6ºC, a fonte termal é enquadrada como sendo hipertermal, indicada no tratamento de reumatismos, úlceras, cálculos renais, hipertensão arterial, eczemas e combate ao estresse.

Além da Hidro, na próxima quinta-feira (28), também estarão retomando as atividades o outro Programa de suma importância, o grupo caminhada orientada “Amigos do Coração”, com o objetivo de estimular a prática de atividade física, de lazer, modos de vida saudável. O Projeto “Amigos do Coração” é realizado todas as quintas – feiras no período da manhã, a partir das 08h na Academia da Saúde e é destinado a todos os moradores do Município, de todas as faixas etárias que tenham interesse em participar, dispostos a realizar uma atividade física e sair do sedentarismo, melhorando a qualidade de vida.