O Município de Ipira estará participando do Desafio Regional de Coleta de Resíduos Eletrônicos, evento alusivo ao Dia Mundial da Água, que acontecerá em todos os Municípios, com a finalidade de coletar resíduos eletrônicos, eletrodomésticos, lâmpadas e pilhas para realizar a destinação correta.

Em Ipira a coleta estará sendo feita de 13 a 22 de março junto a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, através do Engenheiro Agrônomo, Fábio da Costa Silva e da Secretária de Educação Sandra Dani Ravanelli  que estarão recebendo todos os objetos que fazem parte da campanha.

A decisão de realizar esse Desafio foi tomada em reunião por Prefeitos e Prefeitas da região da AMAUC, em virtude de que, conforme estudos realizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o maior produtor de lixo eletrônico da América Latina e 7º maior do mundo. Anualmente, o país produz 1,5 mil toneladas de lixo eletrônico, e apenas 3% de todo esse montante tem um descarte adequado. Devido ao grande avanço das tecnologias, e elevado número do uso de equipamentos eletrônicos, este tipo de lixo tem aumentado consideravelmente, tornando-se um grande problema ambiental, quando descartado de forma inadequada.