Programa “Lixo de Forma Correta” oferece benefícios em Ipira

Contribuinte que aderir terá10% de desconto no IPTU

Com o lema Vamos cuidar juntos da nossa cidade”e principalmente com oobjetivo de manter a cidade limpa e organizada, atendendo a normas da vigilância sanitária, para oferecer maior qualidade de vida a toda população Ipirense, o Município de Ipira aderiu no dia 26 de março, o programa “Lixo de Forma Correta”. O texto sancionado pelo Prefeito, Emerson Ari Reichert busca incentivar o uso de lixeiras tanto nas residências quanto nos comércios.

O texto prevê a possibilidade de construir lixeiras particulares pelos munícipes obedecendo aos padrões instituídos pela Administração. Como forma de incentivo, o poder público concederá ao responsável o desconto de 10% na taxa do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano – além de desconto no pagamento em cota única.

O munícipe que estiver interessado na adesão ao Programa, deve apresentar requerimento junto ao setor de Tributação informando o local onde o depósito de lixo será instalado seguindo os padrões estabelecidos pelo Município. Com a lixeira instalada, o contribuinte já pode solicitar o desconto na taxa de seu IPTU, dez dias antes do vencimento.

O Decreto que já está em vigor pode ser consultado no site da Prefeitura www.ipira.sc.gov.br.

O novo roteiro de coleta também está sendo feito desde o dia 1º de Janeiro. Ela continua sendo feita nas segundas, quartas e sextas-feira, porém agora, após as 18h. A Administração ressalta que é imprescindível que o lixo seja exposto na Rua somente 30 minutos antes do recolhimento e colocado em frente à residência de cada morador.

Além disso, priorizando pela limpeza coletiva, podas de árvores deverão ser agendadas antecipadamente junto a Secretaria de Infraestrutura para não serem depositadas nas calçadas.