Saúde Ipirense trabalhará em horário diferenciado para imunização da febre amarela

Dia 17 a Unidade estará aberta até às 22h

 

Sabendo que, conforme estudos, a febre amarela silvestre é uma doença infecciosa febril aguda causada pelo vírus da febre amarela, transmitida por mosquitos do gênero Haemagogos a pessoas não vacinadas que adentram áreas rurais, matas, rios, parques, reservas ou localidades que já tem casos confirmados da doença.

Procurando imunizar o maior número de pessoas possível, a Secretaria de Saúde de Ipira estará atendendo no dia 17.04 até as 22h para vacinação e atualização da carteirinha de vacinação compreendendo a população de 9 meses a menor de 60 anos incompletos. No ato é necessário apresentação da carteira de vacinação e o cartão do SUS.

Os sintomas iniciais são febre alta de início súbito, associada a dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dor no corpo, dor abdominal: ou seja se confundem com outras doenças como leptospirose, gripe ou dengue. A febre amarela pode ter evolução rápida, em cerca de 10% dos casos, para formas graves com icterícia (amarelão da pele), dor abdominal intensa, sangramentos em sistema digestivo (vômitos ou fezes com sangue), pele ou urina e falência renal. Por isso a importância de identificar a doença precocemente para realizar os cuidados médicos necessários.