Município de Ipira leva 17 doadores de sangue ao HEMOSC

Mais uma vez, a Administração de Ipira, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social tem demonstrado a grande preocupação em poder ajudar na hora em que mais é necessário, pois a doação de sangue não custa nada e vale muito. Sabendo que, conforme estudo biomédico em uma única doação é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas, a Secretaria de Saúde de Ipira levou na última semana (25.04), mais 17 pacientes ao Hemosc de Joaçaba para realizar a doação.

A Secretaria de Saúde leva em consideração ainda que a falta do estoque de sangue em um hospital pode levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos. Um exemplo é o paciente que faz quimioterapia, já que, caso não receba o suporte de transfusão, poderá não resistir ao tratamento.

“É sempre imprescindível ressaltar que de qualquer modo a doação de sangue precisa ser feita não apenas em épocas de campanhas para o reabastecimento de baixo estoque, mas durante todo o ano. O sangue doado tem sempre utilidade e nunca sobra, pelo contrário, faz falta”, relata o Secretário de Saúde, Marcelo. 

Uma pessoa adulta possui em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. Ou seja, é menos de 10% de todo seu sangue. Quem desejar ser doador precisa passar por uma avaliação prévia em ambulatório que tem o objetivo de detectar alguns impedimentos, como doenças, para a doação. Essa entrevista é particular e os dados são mantidos sob total sigilo.