Ipira realiza mobilização contra Hepatites Virais

Conforme estudos, a Hepatite B e C não tem cura. Quando não diagnosticada e não tratada a tempo, nos estágios mais avançados pode levar a cirrose hepática e como complicação ainda maior até ao câncer de fígado. A transmissão ocorre através de sangue e agulhas contaminadas com o vírus, nas relações sexuais, uso de materiais contaminados como alicates nos salões de manicure e pedicure e transfuções de sangue. Portanto, para estar imune ao vírus, é necessário que o esquema vacinal esteja completo, ou seja, que sejam tomadas três doses da vacina.          

Com o objetivo de que o maior número de pessoas possível esteja imune, a Secretaria de Saúde e Assistência Social de Ipira vem promovendo constantemente ações de prevenção e promoção a saúde. Na última quarta-feira (24.07), a equipe Estratégia da Saúde da Familia( ESF 01 e ESF 02), juntamente com Agentes Comunitários de Saúde, realizaram uma mobilização em frente a Prefeitura para orientações quanto ao combate de Hepatites Virais, entrega de folders, testes rápidos da Hepatite B e C e a vacinação das pessoas que não estavam com a vacina em dia.

Neste dia foram realizados mais de 200 testes rápidos, todos com resultado não reagente e já encaminhados a Unidade Básica de Saúde para se vacinar contra vírus da Hepatite B.

“Nosso objetivo é prevenir toda a população, pois como sabemos tanto a hepatite B como a C são doenças silenciosas e quando identificadas muitas vezes trás futuras consequências, que, em estágios mais avançados da doença podem levar até a morte, portanto a prevenção e a imunização é de suma importância. Nossa meta não é fazer somente o teste rápido para identificar o portador da doença, mas sim imunizar e prevenir nossa população em geral”, relataram as Enfermeiras, Diana Potrich e Rosane Koch.