Cuidados com as Gestantes Ipirenses

Foi realizado na última segunda-feira (12), o encontro mensal de gestantes em Ipira. A Diretora de Saúde e Assistência Social, Daniela Tofollo, inicialmente deu as boas vindas e agradeceu pela presença de todos, ressaltando a importância das futuras mamães participarem desses encontros.

Primeiramente uma palestra com a Secretária de Educação Sandra Dani Ravanelli, que falou sobre aprendizado e a educação nas escolas, mas frisando que também é obrigação dos pais darem o exemplo em casa. “Devemos criar um elo, onde escola e família andem juntas para um desenvolvimento ainda maior de nossas crianças”, afirmou ela.

Na sequência, o Corpo de Bombeiros Militar de Piratuba, Soldados BM Silva e BM Padoan, com muita habilidade repassaram as orientações na teoria e na prática sobre engasgamento, onde as gestantes tiveram a oportunidade de realizar a prática com alguns bonecos, o que tornou possível uma noção ainda maior da realidade em um caso de engasgamento. Durante a palestra, os profissionais enfatizaram que o bombeiro sempre está à disposição para urgências e emergências, mas que o maior objetivo da Corporação é a prevenção, orientar para que acidentes não aconteçam.

Logo após, as Enfermeiras Diana Potrich e Rosane Koch orientaram as gestantes sobre os cuidados com as mamas, a técnica correta da pega para não causar rachaduras, fissuras, mastite e os desafios que as mamães enfrentam para poder amamentar seus filhos. Ao final, quem palestrou foi à psicóloga Ketty, que orientou quanto aos cuidados com a depressão e autoestima que a mulher deve ter após o parto, pois além de ser mãe, não deixa de ser mulher e a ajuda dos familiares com relação a esse enfrentamento que a mulher passa e que muitas vezes os próprios familiares não percebem que a puérpera entra em depressão, dai a importância desse apoio.

Um momento que merece ser registrado foi à participação de um pai que falou que o maior bem que temos, não é casa, nem carro, nem bens materiais, mas sim o amor que temos a oferecer que não pode ser calculado e nem comprado por dinheiro algum desse mundo aos nossos filhos.