Curso do Tecer Moda chega à reta final em Ipira

Iniciado ainda em 2018, o curso do Tecer Moda, é voltado à arte da moda com ênfase em Empreendedorismo, e está sendo ministrado pela UNOESC- Campus de Joaçaba no Município de Ipira com um grande sucesso.
Atualmente 12 alunas do território do Integrar, Alto Bela Vista, Ipira, Piratuba e Peritiba participam das atividades que acontecem a cada quinze dias nas sextas-feira a noite e nos sábados o dia todo junto a Unidade de Costura Tecer Moda em Ipira, onde além de espaço físico, o local oferece às alunas acesso à máquinas e equipamentos de costura. Aulas sobre modelagem, design e empreendedorismo, completam a grade curricular, garantindo direcionamento de carreira e planejamento profissional para as futuras empreendedoras.
A Professora Karina Tissiani, ministrante das disciplinas de Desenho de Moda e Tendências e Projeto da Coleção, propôs as alunas o desenvolvimento de peças mais clássicas, as quais serão desfiladas na formatura no dia 05 de Outubro no Parque de Exposições “Caminhos da Integração”, em Linha Capelinha, durante a 2ª Expo Ipira, exibindo na passarela, peças conceituais e comerciais, com foco na coleção primavera-verão 2020.
Conforme a professora Karina, o objetivo do curso vai muito além de aprender a costurar basicamente ou ter conhecimento em tecidos, estampas e padronagens, é um saber que está com foco em proporcionar conhecimentos, despertar sonhos e empoderar pessoas.
Para a Assessora de Projetos e aluna do curso, Irmgard Maristela Strauss, que é a coordenadora do Integrar, o avanço na aprendizagem do grupo é satisfatório. “As alunas têm muita garra e determinação. Algumas já apresentavam uma breve noção sobre costura, mas a maioria aqui tinha apenas o desejo de desvendar os segredos que envolvem a produção de moda e principalmente de gerar novos empreendimentos no Integrar. Além disso, mesclar os valores culturais deixados pelos antepassados, com o espírito empreendedor adormecido para promover o desenvolvimento econômico local, pois o Integrar tem comprovado estreitar laços com um mesmo objetivo, gerar grandes resultados. Prova disso é a parceria existente entre quatro Municípios que compõe o Integrar, Alto Bela Vista, Ipira, Peritiba e Piratuba, que trabalham unidos para que o desenvolvimento aconteça no coletivo. Diversos eventos já foram realizados em parceria e comprovado grande sucesso, finalizou Maristela satisfeita.