Município de Ipira trabalha sobre Setembro Amarelo

A campanha que salva vidas

 Como sabemos, Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada ainda no ano de 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo.

Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números de suicídios, a campanha Setembro Amarelo cresceu e hoje conquista o Brasil inteiro.

Sabendo que o apoio de núcleos, associados e de toda a sociedade é fundamental, a Secretaria de Saúde de Ipira também participa desta luta. Na última quarta-feira (11), as equipes da Estratégia Saúde da Família, ESF 01 e 02, estiveram reunidas para discutir sobre esse assunto de grande pertinência.

Conforme os profissionais da Saúde, para contribuirmos na prevenção do suicídio, devemos ser capazes de perceber os sinais de alerta que uma pessoa emite. A ideação suicida é um processo que envolve diversas fases. Desde o pensamento intermitente sobre a vontade de pôr fim na própria vida até o planejamento sobre como isso será feito, as pessoas costumam dar muitos sinais de que as coisas não vão bem. “Destacamos aqui a importância do apoio familiar. Não pode haver o descaso dentro de casa. Aquela famosa situação de que ‘é uma frescura, quem fala não faz, falta de surra, está chamando a atenção’, entre outras. É essencial que a família e amigos estejam atentos aos comportamentos das pessoas como forma de evitar que o pior aconteça”, ressaltaram os profissionais.

Ainda, falar é sempre a melhor solução. O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo discando apenas 188, disponíveis 24 horas todos os dias, ou pelo site www.cvv.org.br.

O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano. Participe conosco, divulgue a campanha entre os seus amigos e nos ajude a salvar vidas!