Outubro Rosa alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Este é o mês da conscientização do câncer de mama. A campanha do Outubro Rosa é mundial e faz um alerta às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Em Ipira, a Campanha “Outubro Rosa” iniciou na última terça-feira (01). Com o objetivo de prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de colo de útero e mamas, a campanha será realizada todos os dias na Unidade Básica de Saúde da sede, das 07h30min às 11h e das 13h às 16h30min, no Bairro dos Estudantes, nas segundas, quintas e sextas-feira no período da manhã e no Posto em Linha Filadélfia nas terças-feira o dia todo.

O dia D acontece no sábado (19), tanto na Unidade da sede quanto no Bairro. A Secretaria ressalta que para a realização da coleta do preventivo é necessário apresentar RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência e a última mamografia.

Para facilitar ainda mais o acesso, no dia 16 de Outubro, a Unidade Básica de Saúde da Sede atenderá em horário estendido até às 21 horas, com o objetivo de garantir oportunidade para que as mulheres que trabalham o dia todo que também possam realizar o exame.

No dia 21, será realizada junto ao Espaço Cultural uma atividade educativa com profissional Médico do Hospital São Francisco/ Plano de Saúde São Camilo de Concórdia, a partir das 13h30min, sendo que nesse dia não haverá coleta no período da tarde.

Ainda, do dia 14 ao dia 25.10, estará sendo realizada também a 11ª Campanha de Prevenção e Detecção de Câncer Bucal, junto as Unidades Básicas de Saúde. É necessário ter mais de 40 anos e apresentar o Cartão família e do SUS. Mulher Ipirense, diga sim a Vida, participe e proteja a sua Saúde!