II Expo Ipira movimenta região nos três dias de evento

Um evento para ficar gravado na memória das pessoas. Assim podemos definir a II Expo realizada no último final de semana. Com uma programação que agradou a todos os públicos a abertura dos portões aconteceu na sexta-feira (4), com Feira do Livro da Escola E.B. Carlos Fries pela manhã, teatros, musicais, exposição de desenhos e caricaturas. Na abertura oficial, pronunciamento das autoridades com a presença de alguns Prefeitos e Vereadores da região, Deputados Federal, Pedro Uczai e Estadual Neodi Saretta, além da representação do Deputado Estadual, Moacir Sopelsa. Em seu discurso o Deputado Federal, Pedro Uczai ressaltou que Ipira está de parabéns e que para realizar uma feira é preciso ter coragem. “Prefeitos que promovem feiras, promovem o futuro e projetam o desenvolvimento de seu Município”, ressaltou o Deputado Pedro, que destinou uma emenda no valor de R$ 200.000,00 para auxiliar na realização das atividades culturais da Expo.

No sábado, novamente feira do livro. À tarde foi dividida entre dois eventos, um voltado à cultura, com o Festipira – Festival de Danças Regionais, onde reuniu 26 grupos de danças de toda região. A APAE fez uma belíssima apresentação de abertura e a Academia Corpo e Energia fez uma integração ao final, encerrando o evento. Outro destinado a Agricultura, com palestra técnica aos produtores rurais sobre sustentabilidade, com o palestrante, engenheiro Agrônomo, Humberto Sório Junior, de Carazinho/RS. Logo após teve início o julgamento das novilhas e terneiras da 18º Mostra da Terneira, que contou ainda com a exposição de gado de corte, ovinos, equinos e pequenos animais.

Ainda no Sábado, (05), a noite foi de glórias e brilhos, com o desfile e formatura do Tecer Moda, desfilando na passarela peças conceituais e comerciais, com foco na coleção primavera-verão 2020. Onze alunas dos quatro Municípios que compõe o Integrar, Alto Bela Vista, Ipira, Peritiba e Piratuba receberam a certificação da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC pelas 300h, do projeto TECER MODA, que trata-se de um curso profissionalizante na área da moda e designer.  As 22h fizeram a festa a dupla de renome nacional, Gilberto e Gilmar.

Já no domingo, (06), no último dia de evento, a concentração de público continuou em massa, com a Feira do Livro e os Programas da Rádio Piratuba FM 104.9, Alegria no Sertão e Alma Gaúcha. As 10h um marco histórico para Ipira, o I Torneio de Robótica Inspiração.  À tarde a diversão da criançada foi garantida com o show Kids “Os Peraltas”, que lotou a arena. O show gaúcho com Tchê Barbaridade finalizou a Expo Ipira com chave de ouro.

O Prefeito Emerson falou emocionado da evolução que Ipira alcançou no segundo ano da Expo Ipira. “Antes de tudo, queremos agradecer. Agradecer nossa equipe e os servidores municipais, que diante muito esforço fizerem a diferença e deixaram a estrutura do parque de exposições em condições para realizar a Expo, além de cuidar de toda a parte da documentação para que estivesse dentro da legalidade. Aos expositores da indústria e comércio, agricultura e nossos agricultores da mostra da terneira, por aderirem nosso projeto e demais pessoas que contribuíram nesse grande evento. O povo de Ipira é trabalhador e empreendedor e foi pensando nele que realizamos a II Expo Ipira, nosso povo merece eventos dessa magnitude. Ipira tem e é capaz de mostrar novas tecnologias, produtos e serviços para toda região, projetando nosso município aos cenários regional, estadual e nacional”, finalizou o Prefeito.

Em objetivas palavras, o Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio, Oladimir Odi Rese, afirmou que novamente a Expo Ipira superou as expectativas. “Trabalhamos durante meses que foram compensados em apenas três dias com o sucesso que a nossa feira alcançou. Ver o parque cheio em todos os dias de evento não existe dinheiro que pague, pois isso demonstra o reconhecimento e a valorização que nosso Município tem lá fora. Prova ainda maior de que Ipira já se consolidou com a Expo, foram os mais de 200 expositores, da cidade e de toda a região que acreditaram no potencial de Ipira e mostraram seus produtos e serviços. Agradeço a todos os envolvidos e colaboradores que não mediram esforços para que a II Expo Ipira alcançasse a grandeza que alcançou”, finalizou o Secretário.