Noite das Lanternas acontece no dia 30 em Ipira

Evento chega a 26ª edição

A cidade decorada com diversos arranjos anuncia o momento mágico que o espírito natalino traz. É chegado o Natal, momento em que as famílias e o comércio interagem ainda mais, para que a cidade de Ipira fique pronta para receber visitantes amigos e comemorar em grande estilo uma tradição mantida a mais de duas décadas e que merece destaque, a 26ª Noite das Lanternas.

O evento que acontecerá no dia 30 de Novembro, faz parte do Caminho Estrelado, do Integrar, onde são parceiros também os Municípios de Alto Bela Vista, Peritiba e Piratuba e  marca a abertura oficial das programações de Natal em Ipira. As 19h café colonial, servido junto às instalações da Casa Colonial. A partir das 21h, desfile das autoridades com as lanternas percorrendo a Rua 15 de Agosto, saindo em frente ao Banco do Brasil com destino ao jardim da Prefeitura. O show pirotécnico finalizado pela cascata indoor está marcado para 21h30min e logo após, fazem à festa a Banda San Marino e Show com Gabriel na Praça Geraldo Clemente Dieckmann.

Ainda fazendo parte das programações natalinas, no dia 15, encerramento de Natal na Praça Geraldo Clemente Dieckmann.

  

Breve relato sobre como surgiu a Noite das Lanternas

 

O evento foi realizado pela primeira vez no ano de 1993, por iniciativa do Grupo Folclórico Hunsrücker Volkstanzgruppe – Aus Ipira. Uma tradição germânica vinda de uma lenda, onde contava a história de uma família muito religiosa que tinha um filho único e queria torná-lo padre. O garoto era contrário à ideia. Por isso ele fugiu de casa e acabou se perdendo na mata. Preocupados, familiares e vizinhos se reuniram e foram com suas lanternas à procura do rapaz, sendo encontrado horas depois. Com o passar dos anos a prática se repetiu no mesmo período, o que acabou por se tornar tradição e foi trazido ao Município de Ipira.