Educação Postural é trabalhada nas Escolas Ipirenses

Na manhã da última quinta feira (21.11), a Fisioterapeuta do NASF de Ipira, Gisele Dallagnol esteve na Escola Básica Municipal Hedi Klein Matzenbacher, realizando uma atividade referente ao Programa Saúde na Escola. Na oportunidade, discorreu aos alunos do 3º, 4º e 5º anos e aos professores das referidas turmas, sobre “Cuidados com a Coluna Vertebral”, onde abordou temas como: estrutura da coluna vertebral, função, curvaturas fisiológicas, desvios patológicos, cuidados, influência do uso inadequado da mochila, formas corretas de sentar, utilização da mochila, postura no uso de smatphones.

Conforme a Fisioterapeuta Gisele relatou, houve interação por parte dos alunos, que participaram ativamente, questionando sobre o tema proposto durante as atividades, onde foram destacados assuntos como a má postura, principal causa das dores nas costas que pode levar a desvios na coluna.

 “No ambiente escolar, com relação à mochila que é um objeto bastante útil no transporte dos materiais, todavia, muitos estudantes acabam levando muito mais do que é necessário no dia, o que resulta em carga excessiva. Ainda, muitos carregam a mochila de forma inadequada, em apenas uma das alças e ainda com as alças longas, propiciando má postura e com isso sobrecarregando a coluna vertebral. Por isso o recomendado é que a carga da mochila não ultrapasse 10% do peso corporal do indivíduo. Além disso, ressaltamos a importância dos pais verificarem junto aos seus filhos os materiais que realmente são necessários para as atividades escolares e transportarem somente o indispensável”, finalizou Gisele.