Grande público prestigia Noite das Lanternas em Ipira

Uma tradição que é mantida há 26 anos e que a cada ano atrai um número ainda maior de pessoas que prestigiam o evento é a abertura da programação natalina em Ipira, que com uma belíssima decoração, encanta a todos. A 26ª Noite das Lanternas, realizada no último sábado (30), reuniu um grande público em frente à Prefeitura. A programação iniciou às 19h com um delicioso café colonial composto pelos Sabores de Ipira que foi carinhosamente preparado pelos integrantes da Casa Colonial.

A partir das 21h a concentração foi intensa em frente ao Banco do Brasil, onde todos empunhando lanternas para participar do tradicional desfile que percorreu a Rua XV de Agosto, com a presença de autoridades locais, soberanas dos Municípios de Ipira e Piratuba, grupos de danças e a população em geral, com acompanhamento da Banda Municipal de Ipira, Alto Bela Vista com a Ala dos Duendes e Papais Noéis, o Presépio do Município de Peritiba e os Grupos Folclóricos de Piratuba. Ainda, o Grupo Folclórico e a Banda Marcial Escocesa de Erechim (RS). Logo após o show pirotécnico deixou o céu totalmente colorido e iluminado e um véu de fogos, formando uma Cascata, recobriu a Prefeitura Municipal, recebendo aplausos das centenas de pessoas que acompanham atentamente cada detalhe do evento.

Em seguida o destino foi a Praça Geraldo Clemente Dieckmann que ficou lotada para dar continuidade à programação. A Banda San Marino fez a festa e colocou a galera para dançar. O show com Gabriel encerrou a programação com chave de ouro.

O Secretário de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio, Oladimir falou satisfeito da grande participação de público no evento. “Estamos felizes, ver a quantidade de pessoas que a cada ano cresce ainda mais em nossos eventos, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, mas também nos faz entender que a cada edição é preciso inovar e Ipira está atento a todos os detalhes para oferecer a cada ano eventos de ainda mais glamour a população que sem dúvida, merece”, destacou o Secretário.

Para o Prefeito Emerson, a festa de abertura da programação de Natal tem o objetivo de agradar a população do Município e também aos visitantes, que costumam passar esse período festivo com suas famílias, além de cultivar a cultura. “É dever da Administração Municipal incentivar a cultura no Município, valorizando atrações locais e regionais, além disso, a chegada do fim do ano nos faz refletir sobre o que passamos e o que queremos para o ano que se inicia. Procuramos a cada ano, desenvolver uma programação para que nosso povo possa se orgulhar, se divertir, mas também refletir sobre o ano que está encerrando”, destacou o Prefeito. O encerramento da programação de Natal em Ipira acontece na noite de 15 de dezembro na Praça Geraldo Clemente Dieckmann, com a chegada do Bom Velhinho e entrega de doces às crianças.

Saiba como aconteceu à criação do evento:

A Noite das Lanternas que surgiu de uma lenda da cultura germânica, nos conta sobre um casal que não podia ter filhos. No entanto a fé os levou a fazerem uma promessa, se tivessem um filho saudável, o mesmo se tornaria Padre. O pedido foi atendido, tiveram o filho. Com o passar dos anos a promessa permaneceu, mas o filho não aceitava que sua família decidisse seu futuro e quando realmente se deparou com a situação de ir para o seminário, o mesmo fugiu de casa, contestando a decisão de seus pais. A família diante da atitude do filho começou a procurá-lo, mas não encontraram. Ao anoitecer pediram ajuda aos vizinhos e amigos para procurá-lo com suas lanternas. As horas foram se passando e de repente para alegria de todos, o encontraram no meio da mata, todo encolhido e cheio de medo. Foi então, que corajosamente aos prantos, falou para seus pais que não queria estudar no seminário. Seus pais divididos entre a promessa e a vontade de seu filho, foram então conversar com um Padre. Após uma longa conversa, o Padre absolveu o menino, mas ficou o compromisso de que toda a família teria que realizar uma caminhada religiosa com as lanternas no mesmo período. Assim iniciaram com as atividades de caminhada das lanternas. Com este propósito o HUNSRÜCKER VOLKSTANZGRUPPE AUS IPIRA em 1993 iniciou a Noite das Lanternas, marcando a abertura da programação Natalina na cidade de Ipira.