Release Projeto Amor de Lixo

Release Projeto Amor de Lixo

Prêmio Catarinense de Artes Visuais

O projeto Amor de lixo, idealizado pelas artistas Simone Talin e Samantha Lucas foi contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estimulo a Cultura, na categoria Artes Visuais, o maior e mais disputado Prêmio de Cultura no Estado.

“Amor de Lixo” teve início em julho de 2020 e já está colhendo frutos com suas ações. Trata-se de um projeto/pesquisa/desabafo por meio de Intervenções Artísticas em Grafite.  As artistas percorrem as cidades em busca de objetos descartados nas lixeiras que serão acolhidos e ressignificados através de arte em grafite e depois devolvidos às lixeiras de origem.

Sobre o objeto-lixo que agora é objeto-arte, surgem muitas provocações: Qual o destino depois da intervenção? A pessoa vai querer de volta? Outra pessoa vai pegar? O objeto-arte vai para o descarte/reciclagem? Qual a impressão diante de um objeto-arte ressignificado?

O intuito do projeto é reverberar ações de sustentabilidade e consciência ambiental coletiva, atuando como projeto inspirador atingindo não somente o público que produz esse lixo, mas quem “vive” dele (garis, cooperativas de reciclagem, empresas de aterros sanitários e órgãos responsáveis pelas políticas públicas de meio ambiente).

Entre estas ações já foram realizadas algumas intervenções em grafite em pontos abandonados na região, não somente em objetos, como forma de revitalizar os espaços e chamar a atenção para a linguagem artística do grafite, ainda pouco conhecida na região.

O Projeto circulará nas cidades da Região da AMAUC, a partir de janeiro de 2021, envolvendo os Municípios: Alto Bela Vista; Arabutã; Concórdia; Ipira; Ipumirim; Irani; Itá; Jaborá; Lindóia do Sul; Peritiba; Piratuba; Presidente Castello Branco; Seara; Xavantina, que juntos somam cerca de 150 mil habitantes.

 

“Compreendemos que esta ação é uma maneira ímpar de descentralizar e multiplicar nosso trabalho para municípios alijados das produções culturais” – fala Simone Talin  

“Nosso objetivo é reverberar ações que contam histórias, afetos, cuidado com o meio ambiente; sobretudo um olhar sensível e poético para a cidade” – fala Samantha Lucas 

“Recomendamos que a população “fique de olho” nas lixeiras, talvez o Amor de Lixo passe por lá”. (brincam as artistas) 

 

Sobre as Artistas: 

Simone Talin.

Cartunista, natural de Concórdia/SC. Atua há 17 anos em eventos e feiras com criação de caricaturas ao vivo. Está a frente do Estúdio Criativo Meu Céu, onde são desenvolvidas ilustrações para agências e particulares de todo país. Desenvolve também painéis urbanos em grafite. 

Samantha Lucas.

Artista paulistana, com formação em Fotografia e acadêmica do Curso de Artes Visuais. Atua como Ilustradora na criação de estampas feitas à mão nos mais diversos tecidos, grafite e audiovisual.

 

Sobre o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura:

O Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2020 é promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina através da Fundação Catarinense de Cultura. Trata-se do prêmio de maior incentivo artístico do Estado.  Neste ano, o edital irá distribuir R$ 5,6 milhões ao setor cultural, que serão distribuídos a 215 projetos divididos em três editais: Patrimônio e Paisagem Cultural, Artes e Artes Populares