Orientações e cuidados são importantes para garantir a proteção de crianças e adolescentes

O Município de Ipira através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realiza ações que visam alertar a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, é celebrado sempre no dia 18 de maio de cada ano, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.

A intenção de destacar essa data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.

A família, a sociedade e o poder público, devem estar envolvidos em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual, principalmente as vítimas, que em sua maioria, não tem a percepção do que é o abuso sexual. Pois diariamente crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência nos diversos ambientes por eles frequentados. A violência sexual de crianças e adolescentes podem ocorrer em várias idades, incluindo bebês, e em todas as classes sociais.

Havendo alguma suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também na Polícia Militar, pelo número 190 e no Conselho Tutelar, pelos números telefones: (49) 3558 0058 ou (49) 9 9911 9744. O sigilo é garantido, e as ligações podem ser feitas por aparelho fixo ou móvel.

Está previsto no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) no artigo 5º que “nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais“.

 CUIDAR E PROTEGER, É A CHAVE PARA PREVENIR A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

  

??MARQUE NA AGENDA

Live com Mariana Lacerda. Como ensinar às crianças os limites do próprio corpo?

Dia 18 de maio

14h30min 

Ao vivo pelo Canal do Youtube da AMAUC

https://www.youtube.com/c/AMAUCASSOCIAÇÃO