Município de Ipira vai investir 12 vezes mais em programa de incentivo à agricultura

A administração de Ipira prepara um expressivo programa de incentivo aos produtores rurais do município. Sabendo das dificuldades enfrentadas pelo setor nos últimos meses devido à instabilidade climática, estão abertas até o dia 12 de agosto as inscrições para o Programa de Incentivo à Aquisição de Adubo Químico.
O programa contempla cinco faixas, conforme a movimentação econômica. Através desses dados será definida a quantidade de sacas a que o produtor terá direito, com variação do percentual de incentivo financeiro por parte da prefeitura, ou seja, quanto maior a movimentação econômica, maior o incentivo.
De acordo com o prefeito, Marcelo Baldissera, a expectativa é que sejam investidos no programa mais de R$ 300 mil por parte do município. Em comparação ao ano anterior (2020), quando foram aplicados R$ 25 mil no mesmo programa, a diferença é 12 vezes maior a partir deste ano de 2021. “É um estímulo importante e necessário aos nossos agricultores que nos últimos meses vêm enfrentando dificuldades, principalmente na questão climática, que é a estiagem, além disso, o ataque das cigarrinhas e agora a geada acabam por diminuir a produção agrícola, com isso o retorno financeiro ao próprio produtor e também ao município. Por isso estamos investindo forte nesse programa para que possamos aumentar a produção e, desta forma, devolver o equilíbrio econômico aos agricultores”, comenta.
O vice-prefeito, Clítor João Knebel, enaltece a coragem com que encaram os desafios os agricultores ipirenses. Segundo ele, o segmento está sendo olhado com carinho por parte da administração. “Acreditamos que o programa é de grande importância, uma vez que incentiva àqueles que diariamente trabalham em uma área tão significativa para o crescimento de nossa comunidade”, pontua.
O programa é aberto para todos os produtores rurais com nota no exercício anterior e em dia com a tributação municipal. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Ao produtor inscrito no programa é vedado revender o adubo.