Sociedade e Coral Aliança de Ipira completa 100 anos de história hoje

Hoje, dia 1º de outubro, a Sociedade e Coral Aliança completam 100 anos de existência. Para registrar esse momento, a diretoria vai realizar no domingo, dia 3 de outubro, um almoço comemorativo. 

“Comemorar os 100 anos dessa entidade que faz parte da história de Ipira é um orgulho para nós. Esse espaço já foi palco de muitos bailes de kerbs, encontro de corais, disputas de campeonatos de bolão, entre outros momentos sociais da comunidade. Procuramos fazer diversas melhorias, adequando nossa sede para os eventos que virão depois dessa pandemia. Ainda hoje, o local é diariamente frequentado pelos sócios, ipirenses e convidados”, contou o presidente, Elias Ostjen. 

A programação festiva do domingo começa às 10h, com homenagens e apresentação musical do Deutschesakkordeon, com Marcelo Darlan e seu acordeom. O cardápio do almoço será típico alemão, com pernil assado, tripa grossa, salsichão de Pomerode, linguiça cozida, purê de batata, chucrute, saladas e acompanhamentos (é necessário levar os talheres). O valor é de R$ 45,00 por pessoa.  

Todos os protocolos de segurança para a contenção da pandemia do coronavírus serão cumpridos.  

A história

No dia 1º de outubro de 1921 foi fundada a Sociedade de Cantores Gesangverein Männerbund, um grupo coral masculino que ensaiavam no salão de Willibaldo Ströer (Hoje residência de Vilmar Ziliotto).  

Em 1936 foi construída a sede social da Sociedade de Cantores Gesangverein Männerbund, que além das atividades do coral, servia para os bailes de kerb e encontros sociais da comunidade. Em 15 de abril de 1939 a sociedade teve que adotar um nome em português, e passou a se chamar Sociedade Aliança. A mudança aconteceu devido as regras impostas pela ditadura do Estado Novo e a posição contrária do Brasil a Alemanha na 2ª Guerra Mundial.

As atividades de canto coral, os bailes de kerb e os jogos de bolão são caraterísticas marcantes da Sociedade Aliança.