Sociedade Aliança comemora 100 anos com confraternização e homenagens

Integrantes da entidade e autoridades se reuniram no domingo para marcar o centenário.

 

Foi realizada no domingo, dia 03, com um almoço de confraternização, homenagens e outras atividades, a comemoração dos 100 anos da Sociedade Coral Aliança, do município de Ipira.

A programação festiva, realizada na sede, que fica na Avenida 15 de Agosto, foi marcada pela apresentação musical do Deutschesakkordeon, com o músico Marcelo Darlan. Também houve a apresentação de um documento que relembrou fatos históricos, mencionando as empresas e particulares que apoiaram as melhorias que feitas na entidade.

Com o objetivo de elaborar um documentário histórico sobre o evento, no período da tarde aconteceu uma matinê, que foi animada por “Maiko & Cassiano”. Também foi realizado o sorteio de uma rifa. 

 

A história

A Sociedade Aliança foi fundada em 01 de outubro de 1921, tendo por origem o grupo de cantores “Männerbund”, que se reuniam no salão de propriedade do Sr. Ströher, que estava localizado na primeira estrada de ligação de Ipira à Linha Capelinha. Esta estrada não existe mais, encontrando-se atualmente em propriedade particular e do antigo salão não restaram vestígios.

Os cantores reuniam-se para os ensaios, sendo que as partituras eram todas no idioma alemão. Bailes de Kerb e encontro de corais também aconteciam no antigo salão.

Com a consolidação da Sociedade Aliança, por volta de 1936 teve início a construção da atual sede em sistema de mutirão, toda em madeira, cuja conclusão ocorreu em 1938. No ano seguinte, com o início da 2ª Grande Guerra Mundial, houve a necessidade abandonarem a língua alemã, passando os ensaios e as apresentações a utilizarem a língua portuguesa.

Desde a inauguração da sede própria, a Sociedade Aliança disponibiliza à comunidade ipirense um local para a prática de bolão 23, bochas, carteado, encontros, festas e bailes, sendo que o prédio original passou por várias adaptações e ampliações para melhor atingir seus objetivos. A sociedade vem se mantendo através do tempo, fiel às origens no resgate da cultura e dos costumes dos primeiros imigrantes que depositaram suas esperanças numa nova terra e com trabalho, família, cultura e religião venceram as adversidades e deixaram o legado de que “juntos somos mais fortes. Somos gratos a estes corajosos pioneiros à oportunidade de perseverar seus ideais.”. 

 

A Diretoria

Integram a Diretoria 2020/22: Milton Elias Ostjen/presidente, Geni Nitz/vice-presidente, Edite Fünckler/1ª S-secretária, Júlia Huff/2ª secretária, Gilmar G. Müller/1º tesoureiro e Leandro Knobloch/2º tesoureiro. Geni Nitz é também a diretora do Coral, que em breve voltará a reunir-se para os ensaios que ficaram interrompidos durante a pandemia. Anderson Schranck é o regente e Fernando Augsten é o atual ecônomo da entidade.

 

Claudio Rogge/ Redação