Ipira + é um dia “D” onde o comércio fica com as portas abertas das 8:00 às 17:00 com promoções e sorteio de brindes.

O município de Ipira tem na cultura Alemã uma identidade muito forte, seguida da cultura Italiana e Cabocla.

Objetivando propiciar um dia de descontração, encontros e reencontros para a população, valorizar o artesanato e a gastronomia, típicos das culturas que regem o município, no dia do Ipira+, a Rua Coberta é preparada para contar a história de uma etnia específica, o último dia 13/11 foi da cultura italiana, seus costumes, sua origem e tudo que identifica essa cultura.

A ideia surgiu de um pedido feito pelo presidente do CDL, Roque de Simas, em uma das reuniões do Conselho Municipal de Turismo, que conta com uma equipe muito forte e unida, com ideias fantásticas.

Desta forma surgiu a parceria do CDL, o qual trabalhou para promoção e divulgação do comércio; a parceria com o SEBRAE que entra neste projeto de forma técnica, com o objetivo de trabalhar de forma sólida, para que o evento seja contínuo e cresça ordenadamente; e a Administração Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo Indústria e Comércio, a qual ficou com a organização do evento.

A população participou ativamente, levou seu chimarrão, foi um evento para as famílias, em um dia perfeito, com ambiente agradável.

A ideia era trabalhar o dia todo com a etnia italiana, então houve apresentação de teatro italiano, apresentação do grupo le camponesas de Piratuba, apresentação dos alunos de música, sorteio de brindes, gastronomia típica italiana, chopp diferenciado, artesanato local, e visita de turistas que incluíram no roteiro a parada na Rua Coberta. Para as crianças, teve brinquedos infláveis (patrocínio do Banco SICREDI), pintura de rosto e algodão doce, gratuito.

O objetivo dessa ação é o fortalecimento do comércio local, do artesanato e da gastronomia, da busca pelos vários talentos esquecidos. Trabalhar para as PESSOAS.

O próximo IPIRA + já tem data programada, acontecerá no dia 11 dezembro e será voltado para a cultura CABOCLA. Haverá comercialização de produtos da agricultura familiar, com decoração voltada para etnia cabocla, teatro, dança, música, trovas e, claro, gastronomia típica; para a criançada se divertir haverá um touro mecânico, também de forma gratuita.