“Documento Histórico Ipira 50 Anos” recebe Premiação Estadual

A Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina – ADJORI-SC – realizou na noite de 06 de junho no município de Itá, a revelação do nomes e homenagens  ao vencedores da maior premiação do jornalismo no estado: a 15ª Edição do Troféu Pena de Ouro do Jornalismo e Publicidade Catarinense.

Nos últimos cinco anos esta foi a primeira vez que o cerimonial saiu do litoral e aconteceu em uma cidade do interior. A ADJORI-SC compreende hoje 191 jornais filiados e em 2014 contou com mais de 400 publicações concorrentes ao prêmio divididas em 15 categorias.

Na categoria Caderno Temático, o “Documento Especial Ipira 50 Anos” foi classificado entre os melhores trabalhos impressos Informativos do estado referente ao ano de 2013 e no julgamento final, conquistou segundo lugar geral recebendo uma

Menção Honrosa e obtendo destaque entre empresários da comunicação e setor político estadual.

No evento para aproximadamente 600 convidados, estavam presentes os deputados estaduais Juarez Ponticelli e Marcos Vieira, os deputados federais Jorginho Mello e Celso Maldaner, membros da Secretaria de Estado da Comunicação representando o governador Raimundo Colombo, o pré-candidato ao governo do estado Cláudio Vignatti e ainda prefeitos e vereadores de várias regiões de Santa Catarina.

Em primeiro lugar na categoria Caderno Temático foi premiado o projeto “Drogas, do Delírio ao Pesadelo” da cidade de Curitibanos. O quesito Caderno Temático foi julgado por oito professores acadêmicos e profissionais do mercado da comunicação, levando em conta conteúdo, texto, apresentação gráfica, diagramação, tipografia e contexto social junto à comunidade.

O Documento Histórico “Ipira 50 Anos” foi elaborado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio de Ipira através do Secretário Oladimir Odi Rese, especialmente para o cinqüentenário do município e contou ainda com a participação de diversas famílias Ipirenses que cederam entrevistas, relatos e fotografias para composição do material. O projeto gráfico e jornalístico ficou sob responsabilidade dos profissionais da agência de publicidade Nativa Comunicação Integrada de Herval D’Oeste e foi lançado ao público no dia 15 de agosto de 2013 no aniversário de Ipira.

Um exemplar do Documento Histórico foi também colocado junto a outros materiais na “Cápsula do Tempo” instalada no pilar da torre da Igreja Luterana com data prevista para reabertura em 2040 no centenário da inauguração da igreja.

Conforme Oladimir Odi Rese, popular Toco, foi uma alegria muito grande saber da conquista desta premiação estadual. “Isto nunca foi à intenção direta do trabalho, que sempre teve como base ser uma homenagem aos colonizadores e um resgate histórico de nossa própria memória. Mas ser contemplado neste evento demonstra que o trabalho foi realmente feito com dedicação e honestidade à história e a nossa comunidade”, destacou o Secretário.

“Ficamos realmente felizes não apenas pela premiação, mas por termos feito parte desta história. Desde o início deste trabalho ele já se mostrava especial e isto faz com que a dedicação no projeto seja maior de toda equipe envolvida. Este é o maior evento de premiação jornalística do estado, é nosso sexto prêmio em cinco anos de participação, mas este teve sabor especial devido ao desafio lançado e superado junto aos idealizadores do projeto, que merecem todos os méritos pela conquista”, enfatizam Aline Andres, jornalista responsável e Alex Morais, publicitário, envolvidos na realização do trabalho.