Governo Federal reconhece situação de emergência do município

Na tarde do dia 17 de janeiro de 2022, após reunião com a Comissão Municipal de Defesa Civil (COMDEC), a Administração Municipal decidiu por decretar estado de Situação de Emergência, em virtude da estiagem enfrentada na cidade.

Com a escassez das chuvas, o setor agropecuário do município já havia contabilizado um prejuízo de mais de R$ 13 milhões. Como forma de tentar amenizar os danos causados pela situação, vem sendo realizado um intenso trabalho de transporte de água aos agricultores e de abertura de nascentes e reservatórios.

Após grande dedicação do município, o Governo do Estado reconheceu a solicitação de Situação de Emergência, classificando-a como um quadro de Seca Severa. Nesta semana, Ipira também integrou a lista de regiões que tiveram o pedido homologado pela União.

Com o reconhecimento nas esferas Federal e Estadual, o Prefeito Municipal irá buscar, nas próximas semanas, a solicitação junto aos órgãos competentes de recursos financeiros e materiais que possibilitem uma intensificação nos trabalhos contra os efeitos da estiagem.