Município de Ipira decreta Situação de Emergência

A Administração Municipal, no dia 27 de Junho, sexta-feira, após reunião com os membros da Comissão Municipal de Defesa Civil – COMDEC, para avaliar os problemas ocorridos com a incidência do grande volume de chuvas que atingiu o Município de Ipira e a região, decretou Situação de Emergência. Na oportunidade, relatou-se que o excesso de chuvas que ocorrem desde o dia 23 de junho causaram grandes danos no Município de Ipira. O volume de chuvas até o momento ultrapassa os 260mm, além disso, a previsão meteorológica indica que as precipitações pluviométricas se estendem até o dia 29.06.

A Administração Municipal vem trabalhando na retirada de deslizamentos de encostas e abertura de bueiros em estradas vicinais, bem como, auxiliando moradores em situação de riscos. As enxurradas e os alagamentos danificaram estradas, pontes, bueiros, açudes e lavouras, principalmente as pastagens o que reflete na produção leiteira, uma das principais atividades agrícolas do Município.

Além disso, no Bairro dos Estudantes, 16 moradias foram isoladas, móveis e pertences foram retirados e cerca de 55 pessoas estão abrigadas em casas de parentes e amigos. A preocupação agora é com elevação do Rio do Peixe, pois caso o nível continuar subindo, outras casas serão atingidas, agravando mais a situação.

Por medida de segurança e em decorrência de pontos de alagamentos em algumas estradas, as aulas na rede Municipal e Estadual de Ensino foram suspensas até que volte a normalidade. Diante de todos os fatos que infelizmente afetaram não só Ipira, mas toda a região, o Município decreta “Situação de Emergência”.