Profissionais da Saúde de Ipira recebem capacitação do SAMU de Joaçaba

Na sexta feira (18), nas dependências da Academia da Saúde, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU realizaram atividades educativas com os profissionais das equipes Saúde da Família, Agentes Comunitários de Saúde e profissionais do Hospital Piratuba/Ipira.

O principal objetivo da atividade foi proporcionar informações e esclarecimentos quanto à importância e finalidades do SAMU 192, bem como orientar sobre o uso adequado do serviço de urgência; intensificar o combate aos trotes feitos ao SAMU; desenvolver estratégias promocionais e contribuir para a melhoria da atenção à saúde da população.

De acordo com a profissional responsável pelo desenvolvimento das atividades educativas na região de Joaçaba a educadora Ester Cardozo Aguiar, no ano de 2013 a Central do SAMU de Joaçaba recebeu 74.065 ligações, sendo que destas 18.837 ligações foram trotes.

Segundo a educadora Ester, quando os trotes acontecem pessoas deixam de ser atendidas, ocorre o congestionamento das linhas telefônicas e causam saídas indevidas das ambulâncias.