Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social de Ipira realiza ações preventivas contra Hepatite B

Em comemoração ao dia 28 de Julho, Dia Mundial de Combate a Hepatites Virais, a Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social de Ipira realizou atividades educativas junto à comunidade.  As ações foram voltadas na divulgação do agravo à população através da distribuição de material educativo distribuídos pelos Agentes Comunitários de Saúde que percorreram a cidade com a colaboração da Policia Militar.

Foram salões de beleza, comércios e a comunidade em geral que foram orientados sobre a importância da vacinação, além de informações importantes sobre a esterilização de materiais perfuro cortantes e as formas de transmissão das hepatites virais.

As hepatites virais são inflamações do fígado causadas por diferentes tipos de vírus. Pode – se destacar quatro níveis de vírus: hepatite A, B, C, D e E. As hepatites podem ser diferentes também na forma de transmissão e nos danos que causam à saúde.

As Hepatites virais B e C podem ser transmitidas pelo sangue contaminado, relação sexual desprotegida e da mãe portadora do vírus para o filho, principalmente no momento do parto. Além disso, a hepatite viral B é considerada uma doença sexualmente transmissível – DST.

De acordo com a Enfermeira da Estratégia Saúde da Família, Diana Potrich, o objetivo foi de conscientizar a comunidade Ipirense da importância da prevenção e as formas de transmissão das hepatites virais, uma vez que as pessoas na faixa etária de 30 a 49 anos não possuem a vacina em sua maioria, sendo de extrema importância a comprovação de no mínimo três doses da vacina.

A vacinação é destinada a pessoas de 0 a 49 anos e está disponível na Unidade Básica de Saúde até o dia 01 de Agosto.