Projeto “Amigos do Coração” é sucesso em Ipira

Oferecer saúde para o corpo e para a mente. Esse é o principal objetivo com que a Secretaria de Saúde e Promoção Social de Ipira trabalha para oferecer uma saúde de qualidade a toda população Ipirense.

A Secretaria trabalha hoje com projetos que atendem diversas faixas etárias, principalmente a melhor idade.  Exemplo disso é o projeto “Amigos do Coração” que iniciou em setembro de 2010 com o objetivo de estimular a prática de atividade física, de lazer, modos de vida saudável, bem como verificar o perfil lipídico, glicêmico, antropométrico, risco de quedas e a flexibilidade, instigando o corpo e a mente das pessoas.

Além do exercício físico, os encontros proporcionam momentos de alegria, lazer, distração, trabalhando não só o corpo, mas também a mente.

Os participantes são acompanhados e monitorados pelo Educador Físico, Professor Gilson Luiz da Silva e pela Técnica de Enfermagem, Nadir Koch. Além dos exercícios como ginástica laboral, alongamentos e danças, o Educador Físico Gilson, tem trabalhado constantemente com os participantes utilizando os equipamentos de ginástica ao ar livre que foram adquiridos para a Academia de Saúde.

De acordo com o Educador Físico, Gilson Luiz da Silva, que vem realizando o trabalho com o grupo, um dos grandes objetivos é reduzir o uso de medicamentos transformando tudo isso em qualidade de vida. “A cada dia vem aumentando o número de participantes, provando que a população em geral, esta conscientizada de que pode e deve praticar algum tipo de atividade física, até mesmo para retardar e controlar alguns tipos de doenças que chegam com a idade, proporcionando-os assim um bem estar físico, social, mental e espiritual”, enfatiza Gilson.

O Projeto “Amigos do Coração” que conta hoje com 50 participantes é realizado todas as terças e quintas – feiras no período da manhã, a partir das 08h na Academia de Saúde, próximo ao Campo Municipal e é destinado á todos os moradores do Município, de todas as faixas etárias que tenham interesse em participar, dispostos a realizar uma atividade física e sair do sedentarismo, tendo uma vida mais ativa, saudável e feliz.  

Além do Projeto “Amigos do Coração” que é realizado na sede, foi desenvolvido também na Comunidade de Linha Filadélfia, o Projeto “Alegria e Movimento”, que ficou classificado entre os dez melhores trabalhos de Santa Catarina apresentando o Projeto a nível Nacional no Estado do Espírito Santo de 01 a 04 de Junho.