Turismo de Ipira realiza visita técnica em Pomerode

Administração Municipal de Ipira, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio promoveu na última quarta-feira (29) uma missão técnica à cidade de Pomerode, com 40 integrantes do grupo de turismo, incluindo: artesões locais, proprietários de rotas turísticas, presidente e integrantes do CDL, guias turísticos, representantes da gastronomia local e agricultores.
A Primeira parada foi no Torten Paradeise para um delicioso café da manhã, um passeio ao Zoo Pomerano, logo em seguida, a comitiva visitou o local onde acontece a feira do artesanato: a Osterfest, com elementos decorativos impactantes, o grande símbolo do evento é a Osterbaum, uma árvore de galhos secos com mais de cinco metros de altura e 100 mil unidades naturais de casquinhas de ovos pintadas. Também faz parte da programação um ovo gigante, com mais de 16 metros de altura, a visita se estendeu a loja Handgemacht – Feito à mão. O Museu Pomerano que oferece um passeio pela época da imigração, recontando a história dos imigrantes pomeranos, Cervejaria Schornstein. Uma parada para almoço típico alemão e visita a Fábrica Nugali Chocolates, um tour guiado pela produção, a empresa apresenta ao público cada uma das etapas de produção de um dos chocolates mais premiados do Brasil. Para finalizar, a Rota do Enxaimel, que é a maior concentração fora da Europa de casas construídas na técnica Enxaimel, trazida pelos imigrantes alemães.
De acordo com a secretária Rosiméri Spazini, a visitação deste roteiro deve inspirar o grupo de Ipira na criação e valorização de seus produtos, estamos buscando inspiração de locais onde o mercado de artesanato e rotas rurais, já esteja consolidado. Por isso nosso interesse em prestigiar a cidade de Pomerode. O turismo pode contribuir para renovação urbana e o desenvolvimento rural e reduzir desigualdades regionais a medida que proporciona as comunidades a oportunidade de prosperarem em seus locais de origem.
Um agradecimento especial a todos que fizeram parte desta missão técnica.

Registros da Visita