Proerd forma mais de 100 alunos em Ipira

A Polícia Militar de Santa Catarina, através do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência), só no ano de 2014, atendeu 121 alunos de 5º ano num total de 11 encontros que se formaram no programa no último dia 20.

O ato aconteceu no Centro de Eventos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Ipira, formando alunos das Escolas Hedi Klein Matzenbacher da Sede e Waldomiro Liessen de Linha Filadélfia do Município de Ipira e Professora Amélia Poletto Hepp da Sede, Marechal Câmara de Uruguai e Professor Rodolfo Holleveger de Lageado Mariano, do Município de Piratuba.

Conforme relata o Instrutor do Proerd, Soldado Claércio Huf, num trabalho integrado entre Polícia Militar, Escola e Família, os alunos aprendem de maneira simples, descontraída e lúdica fatos sobre algumas drogas, noções de cidadania, técnicas para resistir às pressões dos colegas e da mídia para o uso de drogas e à prática de violência, maneiras de autocontrole para se afastar da violência e lidar com o stress, promoção da auto-estima, tomada de decisões e valorização da vida.

Ainda conforme o Instrutor, o programa já atendeu mais de 1000 crianças nos municípios de Ipira e Piratuba em oito anos de trabalho. Hoje 100% dos alunos de 5º ano dos dois municípios, centro e interior, são atendidos.

“Ao final do curso, através da solenidade de formatura, os jovens assumem o compromisso de manter-se longe das drogas e da violência, optando por uma vida digna e saudável”, destacou Claércio Huf, Instrutor do Proerd.

O secretário de Educação e Desporto do Município de Ipira, Ivan Köhler Schulte, parabenizou o trabalho da Polícia Militar, em especial do soldado Claércio. “Todas as iniciativas em trabalhos preventivos são de extrema importância, pois além de garantir melhoria na qualidade de vida dos adolescentes e de suas famílias, representa também uma economia futura em saúde, segurança pública e vários outros setores da sociedade”, ressaltou o Secretário.