100 anos de Kerb bate recorde de público em Ipira

A festa desse final de semana de Kerb em Ipira foi um sucesso de animação, organização e confraternização. O evento em comemoração aos 100 anos aconteceu tradicionalmente recebendo público recorde e conquistou desde os jovens até os veteranos.

A programação iniciou na sexta-feira, (24), com o culto da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, após jantar típico, escolha das soberanas, sangria do primeiro barril de chopp e baile. O local esteve lotado, com muita torcida, membros da comunidade, blocos de Kerb e turistas.  Ketlin Aline Vieira representando a Sociedade Aliança foi eleita como rainha da festa, Bruna Spohr Bohrer, representando a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Fernanda Batistelli representando o Sport Club Nacional foram eleitas como princesas e terão juntas a responsabilidade de conduzir todo o trabalho de divulgação ao longo de 2020.

O Prefeito de Ipira, Emerson Ari Reichert abriu a festa e enfatizou sobre a importância da data. Disse estar feliz e honrado por fazer parte da mesma, agradeceu a presença de todos – em especial dos prefeitos e secretários que integram a Rota Turística do Integrar do qual o município faz parte juntamente com Alto Bela Vista, Peritiba e Piratuba. “É uma data muito importante e desejo que todos se divirtam e aproveitem esse grande evento, agradeço as entidades envolvidas, o comércio, os Ipirenses e aos demais colaboradores”, ressaltou homenageando o secretário de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio, Oladimir Odi Rese que durante oito anos de sua gestão organizou a festa do Kerb. Logo após todos foram convidados a dançar a Polonese – dança da idade média europeia, típica das festas alemãs e que reúne todos no salão para uma enorme confraternização. Em seguida, o baile continuou até a madrugada.

No sábado, dia 25, a festa foi realizada na sede do Sport Club Nacional,  abertura com jogo amistoso entre os representantes locais do Inter e Grêmio, após sangria do Barril de chopp, jogo amistoso entre o Master do Nacional e o Ipiranga de Erechim, almoço festivo e música até o final da tarde. Já à noite a festa foi no Ginásio Municipal de Esportes promovido pela Sociedade Aliança, com o tradicional baile do Kerb.

Para encerrar o final de semana com chave de ouro o tradicional desfile no domingo teve o maior público da história, contou com o jingle dos 100 anos, rainhas e princesas de diversas edições, entidades locais e muitos blocos que participam do evento ano após ano. Todos desfilaram animados, com bandas, músicas, coreografias e encerraram a festa com o Kerb na Praça ao som da Banda Knecus.

As festividades dos 100 anos encerram na próxima sexta-feira, (31), com o lançamento do Documentário e do Livro comemorativo. O evento inicia às 20h, no pavilhão da Igreja Luterana.