IPIRA FAZ PARTE DA REGIÃO TURÍSTICA DO ALTO URUGUAI CATARINENSE E ESTÁ OFICIALMENTE NO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

Um passo importante para o Desenvolvimento do Turismo Regional Integrado e sustentável

Ao ser lançado o mapa do turismo brasileiro do ano de 2023 no início do mês de abril, nosso município já aparece, estando assim, oficialmente no Mapa do Turismo Brasileiro. É um passo muito importante para o desenvolvimento do turismo integrado sustentável.
Estar no Mapa contribui para o desenvolvimento do turismo local, isso porque traz uma série de benefícios, como fazer parte de políticas públicas, receber recursos para a realização de obras de infraestrutura e obter capacitação por meio da oferta de qualificação profissional.
A consultora do Sebrae, Silvia Nowaski Balduíno, que auxiliou no processo de cadastro, com a também consultora Karla Hall, relatou ao Jornal Comunidade a importância para o município, de estar no Mapa do Turismo. “Ipira se mantém alinhada com a política nacional do Turismo, estabelecida pelo Governo Federal.

O município de Ipira agora faz parte da Região Turística do Alto Uruguai Catarinense. Dos 14 (quatorze) municípios que fazem parte da AMAUC, 11(onze) optaram para integrar a nova região turística, anteriormente Ipira pertencia à Região do Vale dos Imigrantes.
O Mapa do Turismo divide o país em regiões turísticas e de acordo com as ofertas de turismo, os municípios são agrupados. A partir desta regionalização o Governo Federal consegue priorizar as ações de investimentos. Para que a cidade ou região estejam aptos a receber investimentos em forma de recursos ou linhas de créditos com juros mais baixos do que o mercado, tanto para o poder público como para empreendedores, é necessário que o município cumpra alguns requisitos
O que se busca com a Regionalização do Turismo é subsidiar a estruturação e qualificação dessas regiões para que elas possam assumir a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento, possibilitando a consolidação de novos roteiros como produtos turísticos rentáveis e com competitividade nos mercados.
O turismo tem representado nas últimas décadas como uma das mais promissoras atividades econômicas mundiais, geradora de postos de trabalho e de divisas. O turismo gera atividades indiretas que atingem os mais variados setores da economia, desde a indústria até a agricultura, no entanto estão localizadas no setor terciário. Informações do Sebrae indicam que o turismo movimenta 52 setores da economia.
O turismo é um importante transformador de economias e sociedades, promove inclusão social, gera oportunidades de emprego e renda.