Adendo 01/07 – Edital de Retificação e Adição nº 01/07
Edital de Retificação e Adição nº 01/07 (DO EDITAL CONCURSO PÚBLICO N 002/2007) O Município de Ipira, SC, inscrito no CNPJ nº 82.814.260/0001-65 com sede na Rua 15 de agosto, 342, Centro, Ipira, SC, com o objetivo de interpretar e esclarecer o disposto no edital, torna público a ocorrência de alteração no edital do Concurso Público nº 002/2007 – conforme segue: 1 – O item nº 9.3 do Edital de Concurso Publico nº 002/2007, será interpretado da seguinte forma: 9.3. Não poderão participar do Concurso Público:a) o Prefeito, o Vice-Prefeito;b) os membros da Comissão do Concurso Público e os integrantes da pessoa jurídica executora do concurso e seus prepostos, assim como, seus parentes até segundo grau. 2 – Fica acrescido o cargo de “Professor de Português, com carga horária semanal de 16h, uma vaga, com vencimento de R$ 470,88 (quatrocentos e setenta reais e oitenta e oito centavos), com qualificação de habilitação em grau superior na área de atuação” entre as vagas que constam no Grupo “B” do Anexo I do Edital de Concurso Público nº 002/2007. 3 – Em função do acréscimo do cargo previsto no item anterior, fica acrescido o conteúdo do Anexo Único deste edital, ao item 1.2.2 – Grupo B, do Anexo V, do Edital de Concurso Público nº 002/2007. 4 – Ficam inalteradas os demais itens do Edital de Concurso Público nº 002/2007. Ipira SC, 30 de novembro de 2007. FRANCISCO M.M. DE AGUIAR Prefeito Municipal ANEXO ÚNICO DO EDITAL DE RETIFICAÇÃO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1.2.2.7 Professor – Língua portuguesa Especifico– O português como língua de cultura. – Relações gramaticais e discursivas: paralelos e contrastes. – Aspectos funcionais e padrões estruturais.– Análise interpretativa de fenômenos relativos aos diversos níveis constitutivos do português: fonético-fonológico, prosódico, morfológico, sintático e semântico.– Relação entre língua, cultura e sociedade.– A heterogeneidade lingüística: variantes e variáveis lingüísticas; relação entre pensamento e linguagem. – Análise do discurso: língua, discurso e ideologia.
– Da frase ao texto: significado e contexto; a noção de textualidade: coesão e coerência textuais; a linguagem em uso: enunciado e enunciação.
– Modos de organização do discurso e tipologia textual.– Discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre. – Os pressupostos e as inferências. Interpretação e compreensão.– O texto na sala de aula: a formação do produtor/ leitor. – O português do Brasil: diversidade e preconceito lingüístico.– Língua falada e língua escrita. – O signo lingüístico; os elementos da comunicação; as funções da linguagem; figuras e vícios de linguagem. – Sinonímia, polissemia. – A gramática na escola: a articulação gramática e texto. Reconhecimento de textos escritos e orais, literários e não literários como corpus adequado para o estudo da língua, segundo as perspectivas sincrônica e diacrônica, nos aspectos gramaticais, discursivos e estilísticos.– A estruturação do sentido: palavra, frase, texto e contexto. – Valor nocional das classes e categorias gramaticais; hierarquia de unidades lingüísticas: estrutura e função de morfemas, palavras, sintagmas e frases – os processos de formação de palavras; a estrutura sintática da frase, gramaticalidade e inteligibilidade; os processos sintáticos, o paralelismo semântico; a organização do período; sintaxe de concordância; sintaxe de regência.
– Crase.
– Questões gramaticais: ortografia, acentuação e pontuação.– Parâmetros Curriculares Nacionais. Português – LEITURA E ANÁLISE DO TEXTO: compreensão do texto, significado contextual das palavras e expressões.– Sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia. Coesão, clareza e concisão. Vocabulário. – FONÉTICA E FONOLOGIA: letra/fonema. Classificação dos fonemas. Encontros vocálicos e consonantais. Dígrafo. Divisão silábica, acentuação gráfica e ortografia; – MORFOLOGIA: classes gramaticais: classificação e flexões. Estrutura e formação de palavras; – SINTAXE: introdução à sintaxe (frase, oração e período). Termos da oração. Período simples e composto. Pontuação. Concordância Verbal e Nominal. Regência Verbal e Nominal. Colocação Pronominal e crase; – PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: uso do porquê, que/quê, onde/aonde, mal/mau, senão/se não, ao encontro de/de encontro a, afim/a fim, demais/de mais, a/há, acerca de/há cerca de, ao invés de/em vez de, à-toa/à toa, dia-a-dia/dia a dia, tampouco/tão pouco, mas/mais, a par/ao par, cessão/sessão/secção e uso do hífen. Matemática – MATEMÁTICA ELEMENTAR: álgebra; porcentagem; trigonometria; geometria (plana, espacial e analítica); – CÁLCULO A UMA VARIÁVEL: estudo da reta e de curvas planas, cálculo diferencial de uma variável real, cálculo integral das funções de uma variável real; – CÁLCULO A N VARIÁVEIS: geometria analítica espacial, derivadas parciais, integrais múltiplas; – EQUAÇÕES DIFERENCIAIS: equações ordinárias e lineares, métodos de solução e aplicações elementares; – MATEMÁTICA FINANCEIRA E ESTATÍSTICA: juros simples e composto, capitalizações, descontos, rendas certas, rendas variáveis, taxa interna de retorno, equivalência de fluxos de caixa, amortização de empréstimos,noções de análise de investimento, correção monetária; noções de estatística discreta e contínua. Conhecimentos Gerais – Conhecimentos genéricos sobre o Município: (políticos, econômicos, históricos, geográficos e populacionais).– Atualidades – (Mundial, Brasileira, Catarinense e do Município)– História e Geografia Mundial e do Brasil
Detalhes
Status atual: Finalizado
Nº do Edital: Adendo 01/07
Data Concurso: 30/11/2007
Modalidade:
Histórico