Adendo 01/07 – Edital de Retificação e Adição nº 01/07

Edital de Retificação e Adição nº 01/07 (DO EDITAL CONCURSO PÚBLICO N 002/2007)   O Município de Ipira, SC, inscrito no CNPJ nº 82.814.260/0001-65 com sede na Rua 15 de agosto, 342, Centro, Ipira, SC, com o objetivo de interpretar e esclarecer o disposto no edital, torna público a ocorrência de alteração no edital do Concurso Público nº 002/2007 – conforme segue: 1 – O item nº 9.3 do Edital de Concurso Publico nº 002/2007, será interpretado da seguinte forma: 9.3. Não poderão participar do Concurso Público:a) o Prefeito, o Vice-Prefeito;b) os membros da Comissão do Concurso Público e os integrantes da pessoa jurídica executora do concurso e seus prepostos, assim como, seus parentes até segundo grau. 2 – Fica acrescido o cargo de “Professor de Português, com carga horária semanal de 16h, uma vaga, com vencimento de R$ 470,88 (quatrocentos e setenta reais e oitenta e oito centavos), com qualificação de habilitação em grau superior na área de atuação” entre as vagas que constam no Grupo “B” do Anexo I do Edital de Concurso Público nº 002/2007.   3 – Em função do acréscimo do cargo previsto no item anterior, fica acrescido  o conteúdo do Anexo Único deste edital, ao item 1.2.2 – Grupo B, do Anexo V, do Edital de Concurso Público nº 002/2007. 4 – Ficam inalteradas os demais itens do Edital de Concurso Público nº 002/2007.     Ipira SC, 30 de novembro de 2007.     FRANCISCO M.M. DE AGUIAR Prefeito Municipal        ANEXO ÚNICO DO EDITAL DE RETIFICAÇÃO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1.2.2.7 Professor – Língua portuguesa Especifico          O português como língua de cultura.           Relações gramaticais e discursivas: paralelos e contrastes.           Aspectos funcionais e padrões estruturais.          Análise interpretativa de fenômenos relativos aos diversos níveis constitutivos do português: fonético-fonológico, prosódico, morfológico, sintático e semântico.          Relação entre língua, cultura e sociedade.          A heterogeneidade lingüística: variantes e variáveis lingüísticas; relação entre pensamento e linguagem.           Análise do discurso: língua, discurso e ideologia.

          Da frase ao texto: significado e contexto; a noção de textualidade: coesão e coerência textuais; a linguagem em uso: enunciado e enunciação.

          Modos de organização do discurso e tipologia textual.          Discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre.           Os pressupostos e as inferências. Interpretação e compreensão.          O texto na sala de aula: a formação do produtor/ leitor.           O português do Brasil: diversidade e preconceito lingüístico.          Língua falada e língua escrita.           O signo lingüístico; os elementos da comunicação; as funções da linguagem; figuras e vícios de linguagem.           Sinonímia, polissemia.           A gramática na escola: a articulação gramática e texto. Reconhecimento de textos escritos e orais, literários e não literários como corpus adequado para o estudo da língua, segundo as perspectivas sincrônica e diacrônica, nos aspectos gramaticais, discursivos e estilísticos.          A estruturação do sentido: palavra, frase, texto e contexto.           Valor nocional das classes e categorias gramaticais; hierarquia de unidades lingüísticas: estrutura e função de morfemas, palavras, sintagmas e frases – os processos de formação de palavras; a estrutura sintática da frase, gramaticalidade e inteligibilidade; os processos sintáticos, o paralelismo semântico; a organização do período; sintaxe de concordância; sintaxe de regência.

          Crase.

          Questões gramaticais: ortografia, acentuação e pontuação.          Parâmetros Curriculares Nacionais. Português           LEITURA E ANÁLISE DO TEXTO: compreensão do texto, significado contextual das palavras e expressões.          Sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia. Coesão, clareza e concisão. Vocabulário.           FONÉTICA E FONOLOGIA: letra/fonema. Classificação dos fonemas. Encontros vocálicos e consonantais. Dígrafo. Divisão silábica, acentuação gráfica e ortografia;             MORFOLOGIA: classes gramaticais: classificação e flexões. Estrutura e formação de palavras;           SINTAXE: introdução à sintaxe (frase, oração e período). Termos da oração. Período simples e composto. Pontuação. Concordância Verbal e Nominal. Regência Verbal e Nominal. Colocação Pronominal e crase;           PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: uso do porquê, que/quê, onde/aonde, mal/mau, senão/se não, ao encontro de/de encontro a, afim/a fim, demais/de mais, a/há, acerca de/há cerca de, ao invés de/em vez de, à-toa/à toa, dia-a-dia/dia a dia, tampouco/tão pouco, mas/mais, a par/ao par, cessão/sessão/secção e uso do hífen. Matemática           MATEMÁTICA ELEMENTAR: álgebra; porcentagem; trigonometria; geometria (plana, espacial e analítica);           CÁLCULO A UMA VARIÁVEL: estudo da reta e de curvas planas, cálculo diferencial de uma variável real, cálculo integral das funções de uma variável real;           CÁLCULO A N VARIÁVEIS: geometria analítica espacial, derivadas parciais, integrais múltiplas;           EQUAÇÕES DIFERENCIAIS: equações ordinárias e lineares, métodos de solução e aplicações elementares;           MATEMÁTICA FINANCEIRA E ESTATÍSTICA: juros simples e composto, capitalizações, descontos, rendas certas, rendas variáveis, taxa interna de retorno, equivalência de fluxos de caixa, amortização de empréstimos,noções de análise de investimento, correção monetária; noções de estatística discreta e contínua. Conhecimentos Gerais           Conhecimentos genéricos sobre o Município: (políticos, econômicos, históricos, geográficos e populacionais).          Atualidades – (Mundial, Brasileira, Catarinense e do Município)          História e Geografia Mundial e do Brasil

Detalhes

  • Status atual: Finalizado

  • Nº do Edital: Adendo 01/07

  • Data Concurso: 30/11/2007

  • Modalidade:

Histórico